banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Engenharia exemplar: com imagens inéditas, programa sobre Itaipu estreia no Discovery Channel Brasil
  Data/Hora: 12.set.2012 - 17h 9 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

No próximo dia 21, às 19h, o canal por assinatura levará ao ar um documentário inédito sobre a usina binacional, da série Contagem Regressiva, com novas imagens e informações que mostram como a usina interfere na vida de milhares de pessoas.


 

A excelência da engenharia de Itaipu será exibida pelo Discovery Channel no próximo dia 21, às 19h, no segundo episódio da série Contagem Regressiva, que estreia no Brasil nesta sexta-feira (14). A produção mostra sistemas de proteção de oito megaestruturas que, como Itaipu, interferem na vida de milhares de pessoas. O episódio terá duração de uma hora, com reprise na madrugada do dia 22 (sábado), às 5h.

 

Foto: Alexandre Machetti/Itaipu Binacional - Cenas inéditas do interior da unidade.

No caso da binacional, o programa mostrará uma conexão entre a energia produzida pela hidrelétrica e o consumo na cidade de São Paulo, em locais como o metrô e um estádio de futebol.

 

Diferentemente dos outros documentários já feitos sobre Itaipu para o Discovery Channel e o National Geografic, o Contagem Regressiva revelará detalhes da usina nunca antes exibidos por um canal de televisão. As gravações, feitas em janeiro, incluíram imagens inéditas do interior de uma unidade geradora em manutenção.

 

A produção, feita pela Windfall Films, de Londres, requereu quatro meses de preparo, com apoio da Divisão de Imprensa e da área Técnica de Itaipu. O primeiro contato da produtora ocorreu em setembro de 2011. A filmagem levou nove dias, entre 16 e 24 de janeiro deste ano. O material rendeu mais de 80 horas de filmagens, transformadas nos 60 minutos do episódio.

 

O enredo foi feito com dados reais da engenharia da usina, a partir de um roteiro ficcional. Um engenheiro de Itaipu é quem faz a conexão entre as áreas técnicas. O documentário mostra São Paulo, que com seus 19 milhões de habitantes depende da energia de Itaipu para suprir 40% de sua eletricidade.

 

O filme acompanha a equipe de especialistas de Itaipu hipoteticamente em um dia de partida de futebol, como durante uma Copa do Mundo, em que a variação de carga é muito grande.

 

Animações feitas em computação gráfica de última geração (CGI), como a usada nos filmes mais recentes da Disney, revelarão seis peças-chaves da engenharia de Itaipu para a prevenção de falhas catastróficas. Entre eles estão os sensores de movimento capazes de detectar vibrações na barragem, minuto a minuto, e as grades gigantescas que protegem a entrada da água do reservatório nas unidades geradoras.

 

Mega usina, superprodução

Em Foz do Iguaçu, as gravações foram feitas por David Lee e Alex Ranken. Ao todo, a dupla inglesa percorreu mais de 1.100 quilômetros nas áreas da Central Hidrelétrica Itaipu. O atendimento aos produtores envolveu mais de 150 empregados, das margens brasileira e paraguaia.

 

Mundo todo

Além de Itaipu, o Metrô de São Paulo foi escolhido como uma das oito megaestruturas críticas mostradas pela série, que traz episódios sobre o petroleiro quebra-gelo Timofey Guzhenko; a mina de ouro australiana Super Pit; o Porto de Roterdã, na Holanda; e o Aeroporto Stansted, em Londres.

 

A série Contagem Regressiva foi elaborada para a Discovery inglesa, mas o conteúdo pode ser replicado para 209 países e territórios cobertos pelo canal, com 45 idiomas diferentes. Ao todo, a Discovery Communications possui 1,7 bilhão de assinantes acumulados.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Bassani