banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
EM PORTUGAL: CAB será tema do Brasil no evento mundial dos Jovens Cientistas da Unesco
  Data/Hora: 12.set.2012 - 17h 35 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Alunos do Colégio Guilherme Dumont Villares, instituição de ensino de São Paulo que representa a Unesco no Brasil, terão 20 minutos para a apresentação. O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich foi convidado a participar

 

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

 

Tadeu Gaspar de Abreu, 16 anos e Sofia Amaral Medeiros, 15 anos, terão duas missões especiais de 9 a 12 de janeiro de 2013, na cidade de Santarém em Portugal: representar o Brasil no Encontro dos Jovens Cientistas que é promovido a cada dois anos pela Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco) e apresentar no Ano Internacional da Cooperação para a Água, o case Cultivando Água Boa, implantado desde 2003 Bacia do Paraná, parte três, pela Itaipu Binacional.

Diálogo com o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, para tirar dúvidas. Ao final eles concluem: “Experiência na prática não tem comparação”

 

 

Após ouvirem atentos a palestra sobre o Cultivando Água Boa junto com os estudantes da Unicamp, Tadeu, Sofia e Ângela foram conferir os resultados na região

 

 

Para incrementar e contextualizar os 20 minutos de apresentação que eles terão no evento, os estudantes acompanhados pela diretora do colégio que é engenheira civil, Ângela Perez Fonseca, visitaram Foz do Iguaçu e a região de atuação do programa, além de passarem uma manhã de diálogos com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich. “Ficamos maravilhados com o que vimos e ouvimos das pessoas. Estar aqui nos traz uma perspectiva completamente diferente e, mais do que isso, percebemos a importância que o programa tem na região e o quanto ele pode contribuir com o desenvolvimento do País”, disse a diretora.

 

Segundo Ângela, o motivo que os levaram a escolher o Cultivando Água Boa como tema para representar as escolas associadas da Unesco, no Brasil, em 2013, deu-se após assistirem uma palestra do superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz, durante o Encontro de Diretoras Associadas da Unesco, em abril deste ano, em São Paulo. Outro momento especial citado por ela foi durante a Conferência Rio+20, realizado no Rio de Janeiro, em que o Cultivando Água Boa integrou a programação de grandes eventos e mesas de diálogos. “Hoje, não existe no Brasil um programa tão complexo como este. Para nós ele é perfeito por unir os três temas propostos pela Unesco, que são: Energia Sustentável e Cooperativismo (tema de 2012) e Cooperação para a Água (tema de 2013)”.

 

Tadeu e Sofia resumiram a visita à região de atuação do projeto como uma experiência de vida totalmente diferente e inesquecível. “Moramos em uma grande cidade e, sinceramente, não tínhamos a real dimensão de que como o trabalho em conjunto pode mudar a vida de tantas famílias”.

 

Para Nelton Friedrich, a cada conquista do Cultivando Água Boa, a cada reconhecimento de sua ação, surge à certeza de que as boas iniciativas existem para ser compartilhadas. “O programa deixou de ser apenas da Itaipu Binacional. Há muito tempo ele passou a ser de cada coração e mente das pessoas que habitam a região, bem como dos que querem compartilhar e multiplicar a nossa experiência, que está totalmente à disposição”, ressaltou o diretor.

 

Convite

O encontro com o diretor de Coordenação, a princípio agendado para obter mais informações e esclarecer algumas dúvidas sobre o programa, surtiu em um convite após horas de conversa.

 

De acordo com Ângela, nada mais enriquecedor para os participantes do que levar o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu para que, em um momento especial dentro do evento, ele possa fazer a apresentação com mais riquezas de detalhes. 

 

O diretor retribuiu o convite para que nos dias 22 e 23 de novembro eles participem em Foz do Iguaçu, do 10º Encontro Cultivando Água Boa.

“Fico lisonjeado com o convite. Certamente estaremos lá para mostrarmos que iniciativas coletivas surtem resultados surpreendentes e que um programa como o Cultivando Água Boa pode ser reaplicado em qualquer lugar do mundo”, pontuou Friedrich.  

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani