A divulgação das atrações de Foz do Iguaçu na internet ganhou um reforço nesta terça-feira (09.10), com o lançamento do portal fozdoiguacudestinodomundo.com.br, integrado à nova fanpage do Destino Iguaçu e ao perfil no Twitter.
Desenvolvido em software livre (Drupal 6.1), o portal cria um novo canal de relacionamento com o grande público e com os canais de distribuição, segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu.
Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional
Pesquisas recentes, de acordo com Piolla, revelaram que mais de 80% dos turistas que visitam Foz buscam informações na internet, ante 15% a 20% que vão direto às agências de viagens.
Lançado inicialmente em português, o portal passará por um período de ajustes de conteúdo, antes de ganhar versões em espanhol, inglês e, mais tarde, também em outros idiomas. Quem quiser contribuir para a melhoria do site, pode enviar sugestões para o e-mail fozdestinodomundo@gmail.com.
O novo portal procura valorizar não apenas as grandes atrações do Destino Iguaçu, como traz ainda informações sobre vida noturna, gastronomia e guias de compra nas três cidades da fronteira. Traz, ainda, a relação de todos os hotéis iguaçuenses filiados ao Iguassu Convention & Visitors Bureau.
Já na hoje, traz uma relação de vídeos – postados no Youtube – que mostram as atrações da região. Esses vídeos serão substituídos à medida que novos forem sendo produzidos.
O portal é resultado de uma parceria de uma série de entidades e instituições, que incluem a Itaipu Binacional e a Secretaria Municipal de Turismo.
Participaram do lançamento, no Hotel Rafain Centro, o secretário municipal Felipe González; o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro; o presidente do Comtur, Paulo Angeli; o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Mauro Sebastiany; o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, e o gerente comercial do Complexo Turístico Itaipu, Guilherme Tell Laurino.
O novo portal foi elogiado por todos os participantes. Essa é mais uma iniciativa da Gestão Integrada do Turismo. Essa gestão começou a funcionar em 2007. Para o secretário Felipe González, ela deve ser mantida mesmo com a mudança de prefeito.
Carlos Silva disse acreditar que a integração dos órgãos de turismo não vai acabar com o fim do mandato do atual prefeito, Paulo MacDonald, e com a posse do novo, Reni Pereira.