A 9ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2012) começou nesta quarta-feira (17), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com mais de quatro mil participantes de 18 países. Até a sexta-feira (19), a Conferência terá uma intensa programação de cerca de 200 atividades, somando mais de 400 horas de palestras, minicursos, workshops, mesas-redondas e outras ações ligadas ao universo da Tecnologia da Informação e do software livre. O PTI está localizado na área industrial da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Na abertura oficial do evento, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 17, o presidente da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, deu o tom dos debates. Ele lembrou que o software livre está num momento decisivo. “A partir de agora, essa tecnologia vai florescer e prosperar, ou vai se estagnar e morrer. Depende de nós trabalharmos para que ela continue crescendo, gerando empregos. Não podemos ser escravos de softwares”, falou.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, ressaltou a satisfação da empresa em hospedar e apoiar a Latinoware desde a sua primeira edição, em 2003. “Nós apoiamos tudo que traz integração, inclusão e compartilhamento de conhecimentos. O software livre é uma referência na busca por uma sociedade mais justa”.
Também participaram da abertura do evento a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto; o diretor do Departamento de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe; o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; o coordenador-geral de Novas Mídias e Outras Linguagens do Departamento de Participação Social da Presidência da República, Ricardo Augusto Poppi Martins; o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; entre outras autoridades.
Diversificação
De games a empreendedorismo, de business inteligence a redes sociais, passando por temas variados como cloud computing, publicação digital, educação, equidade de gênero e sustentabilidade, a Latinoware 2012 tem uma programação bastante diversificada.
Pesquisadores, profissionais, professores, estudantes e até mesmo leigos estão dispostos a ensinar, trocar ideias, estabelecer parcerias e ver o desenvolvimento das tecnologias sociais e do software livre.
Grandes personalidades
Entre as personalidades confirmadas estão Frank Karlitschek, fundador da OwnCloud Inc. e um dos maiores especialistas mundiais em computação em nuvem (cloud computing); e Ron Minnich, engenheiro de software da Google.
A Latinoware é promovida pela Itaipu Binacional e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) – Brasil, com o apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Dataprev, do Google, Itaú, Caixa Econômica Federal e Dextra. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.latinoware.org.