Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu nunca esteve tão perto de superar seu próprio recorde mundial de energia
  Data/Hora: 3.nov.2012 - 7h 25 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Sala de Controle Central: expectativa para uma nova quebra de recorde mundial de geração em 2012.

 
A pouco menos de dois meses para o final do ano, a Itaipu Binacional nunca esteve tão próxima de superar seu próprio recorde mundial de geração de energia elétrica. 

   

Em 2012, até outubro, a usina produziu 82.672.690 megawatts-hora (MWh) ante 80.003.695 MWh nos primeiros dez meses de 2008, ano do atual recorde, quando obteve a marca histórica de 94,684 milhões de MWh.

  
Por volta das 11 horas desta quinta-feira (1º), quando a usina marcava a produção de 82.717.321 MWh, a vantagem em relação ao mesmo período do ano recordista era de 2,7 milhões de MWh. Ou ainda, 3,4% e o equivalente a 251 horas e 45 minutos de geração.

   

 

 

No gráfico, em vermelho, a produção absoluta até outubro de 2012 supera as de 2008 e 2011.

  
Para superar sua própria marca, a Itaipu vai precisar gerar todo dia, até o final do ano, pelo menos uma média diária de 197 mil MWh, quantidade bem abaixo da produzida nos três últimos meses de 2011, que foi de 253 mil MWh, ou até mesmo quando comparada ao último trimestre de 2008, quando a usina produziu 241 mil MWh por dia.

 

Mesmo se essa pequena média diária for confirmada, Itaipu fecharia 2012 com um total de pelo menos 95 milhões de MWh. O superintendente de Operação, Celso Torino, explica que a empresa vem trabalhando para que isso aconteça. Tudo indica que o recorde mundial será quebrado, mas, por uma questão de cautela, ele prefere não arriscar nenhum palpite.

  

"Nossos esforços são focados no aprimoramento contínuo do preparo das equipes e da gestão da produção para que possamos ter condições efetivas de ter uma produção anual permanentemente entre os 90 milhões e 100 milhões de MWh", completou.

 

 

Comparativo da produção entre 2012 e 2008, o ano do recorde mundial de geração, que é da própria Itaipu.

  

Outubro

  

Em outubro, a produção de energia elétrica de Itaipu atingiu 7.880.871 MWh. Esta foi a quarta melhor marca estabelecida para o mês. A geração acumulada de janeiro até o último dia 31 soma 82.672.690 MWh.

  

Comparativos em relação ao Estado do Paraná

  

Esses 82.672.690 MWh de energia elétrica seriam suficientes para abastecer todo o consumo de energia elétrica do Estado do Paraná por três anos e dois meses, 18 cidades do porte de Curitiba e 128 cidades do tamanho de Cascavel. Essa quantidade também poderia suprir a demanda de energia elétrica anual de 66 cidades do porte de Londrina e de outras 178 cidades do porte de Foz do Iguaçu.

  

Cidades, Estados e regiões do Brasil

  

A energia de Itaipu atenderia todo o Brasil por dois meses e dez dias, o consumo de energia elétrica da região Sul por um ano e dois meses e o da região Sudeste por quatro meses e 11 dias.

  

Esse volume seria suficiente também para atender todo o consumo de energia elétrica do Estado de São Paulo por oito meses; o da cidade de São Paulo por três anos, Campinas por 28 anos; e a cidade do Rio de Janeiro por 5 anos e seis meses.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios