Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Diretor da ANA defende maior atenção da ONU para questões relativas à agua
  Data/Hora: 23.nov.2012 - 16h 6 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Afirmação de Vicente Andreu Guillo foi feita nesta terça-feira (20), em Foz do Iguaçu, na abertura da 13ª Conferência de Diretores Gerais Ibero-Americanos da Água (Codia).

 

A 13ª Conferência de Diretores Gerais Ibero-Americanos da Água (Codia) pretende elevar o peso político das questões relativas ao recurso natural na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). A afirmação é do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, que também defendeu a união dos países para melhoria da gestão hídrica no planeta.

O discurso foi feito durante a abertura da Codia, nesta terça-feira (20), em Foz do Iguaçu. O encontro, que tem o apoio da Itaipu, reúne representantes de 17 países no Hotel Rafain Palace. O evento termina na sexta-feira (23).

“Até hoje não existe nenhuma organização da ONU que trata do tema da água. Esta é uma oportunidade também de articulação dos países para ganhar força e conquistar uma maior presença da água nas Nações Unidas”, disse Vicente Andreu.

A solenidade contou com a presença do secretário técnico permanente da Codia, Víctor Arqued Esquia; do diretor de Conservação e Proteção de Recursos Hídricos, Andrés Rodríguez; da diretora-geral de Águas, Liana Ardiles López; do diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek. Em 2011, o encontro foi realizado na capital Argentina, Buenos Aires.

A proposta da conferência, segundo Vicente Andreu, é encontrar mecanismos para melhorar a gestão de recursos hídricos nos 22 países membros da Codia, incentivando a troca de experiências. Um dos painéis que serão apresentados pela ANA é sobre a metodologia de “decodificação para bacias hidrográficas”, utilizada no Brasil e já adotada por alguns países.

A diretora-geral de Águas, Liana Ardiles López, disse que o objetivo da Codia é “trabalhar para estimular a cooperação, fortalecer os canais de informação e a capacitação técnica”. “Precisamos buscar a qualidade da água, porque isso garantirá mais qualidade de vida à população”, defendeu.

 

Matéria-prima

Na abertura da cerimônia, Jorge Samek, deu as boas-vindas aos participantes e destacou ações de Itaipu na defesa da água. Como exemplo, citou a realização do 10º Encontro Cultivando Água Boa (CAB+10), de sexta-feira (23) a sábado (24), promovido pela binacional.

“O que faz da Itaipu a maior usina produtora de energia do planeta é a sua matéria-prima, a água. E não é só Itaipu que precisa de água para produzir. Cerca de 85% da energia consumida no Brasil provém da hidreletricidade”, salientou.

Ainda segundo Samek, o grande parceiro da usina no cuidado com a água é justamente a ANA, integrante da Codia. “Um dos nossos trabalhos é a recuperação dos rios, córregos e 110 mil hectares de mata ciliar ao redor do reservatório”, relacionou.

 

O que é

A Codia é formada por representantes de instituições governamentais responsáveis pela gestão dos recursos hídricos de 22 países. No Brasil, a ANA e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente são as instituições responsáveis pela implementação das ações propostas pela conferência.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018