Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu e Polícia Federal firmam nova parceria
  Data/Hora: 28.nov.2012 - 6h 27 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A Itaipu Binacional e a Polícia Federal firmaram, na tarde desta terça-feira (27), um termo de cooperação para continuidade do policiamento das áreas do reservatório de Itaipu e do rio Paraná, à jusante da usina, até a Ponte da Amizade. O documento substitui o convênio anterior, em vigência desde 2002 e reafirmado em 2007. A validade do novo acordo expira em outubro de 2017.

A cerimônia, no Centro Executivo de Itaipu, reuniu diretor-geral da PF no Brasil, Leandro Daiello Coimbra, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek e autoridades de segurança pública da região e responsáveis pela segurança institucional de Itaipu. Cerca de 30 pessoas acompanharam a solenidade.

“A renovação do acordo consolida o sonho da Polícia Federal, de trabalhar em parceria com uma perspectiva social. Itaipu é uma das nossas melhores parceiras no País, com interesses sociais que convergem com os da Polícia”, disse o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. “Não conseguimos atingir nossos objetivos sozinhos e sem ajudas como essas”, concluiu.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, agradeceu a PF pelas realizações feitas ao longo dos 10 anos de ação conjunta e colocou a empresa à disposição da Polícia, sempre que necessário. “Nesse período, tivemos uma série de realizações com a PF, a Receita Federal, o Exército e outras forças de segurança. Nossas portas estão sempre abertas”, disse.

No evento, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Polícia Federal também assinaram um protocolo de intenções para pesquisa de tecnologia que sirva, no futuro, ao projeto Beira Foz. A ideia é que o PTI abrigue um laboratório para desenvolver em Foz do Iguaçu aparatos como câmeras e circuito interno de TV que servirão ao projeto Beira Foz. Não há prazo definido para o início das atividades.

Parceria mantida

Pelo termo, a Itaipu mantém, em regime de comodato, a cessão da área do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) à Polícia Federal. Instalado às margens do reservatório, na área interna da hidrelétrica, o Nepom é a principal base da PF para fiscalização das atividades criminosas até a região de Guaíra, a 180 km.

A binacional se compromete, ainda, a concluir melhorias em andamento para infraestrutura náutica do Nepom. São elas a rampa de lançamento de embarcações, o píer, o quebra-ondas, o molhe e o atracadouro flutuante. Cerca de 80% das obras estão concluídas.

Cabe à Polícia Federal coibir a imigração ilegal, o contrabando, descaminho, o tráfico de drogas, munições e de seres humanos, apoio às ações de busca e salvamento, entre outras atividades.

Benefícios

Desde o início da parceria em 2002, Itaipu entregou três lanchas blindadas à PF e construiu o Nepom. Como contrapartida, a Polícia Federal tem efetuado o policiamento do reservatório, com bons resultados.

Também estiveram presentes o superintendente regional da PF, José Alberto de Freitas Iegas; o delegado da PF, Ricardo Cubas César; o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, cel. Antônio Cézar de Oliveira Mendes; o comandante da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Capitão de Fragata Luís Fernando Kraemer Bulsíng; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu, major Joacir Augustinho de Oliveira; o representante da Agencia Brasileira de Inteligência, Luciano Marcos Silva; e o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo; os superintendentes de Itaipu, Rogel Abib Zattar (Segurança Empresarial) e Jorge Habib Hanna El Khouri (Adjunto de Engenharia).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Exposição
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018