banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Secretário de Turismo do Paraná visita Itaipu
  Data/Hora: 30.nov.2012 - 18h 57 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Jackson Pitombo Cavalcante Filho foi recebido pelo superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.

 

O jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, recebeu nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo Cavalcante Filho.

 

O secretário estava acompanhado da esposa Ana Eloísa Paraná de Almeida Maia, da representante da Secretaria de Turismo do Paraná, em Foz do Iguaçu, Carla Tarraf, e de Fernando Machado, que também atua na mesma da secretaria.

 

Piolla e Pitombo falaram sobre vários projetos para o desenvolvimento do potencial turístico regional. O superintendente contou ao secretário que está sendo construído no antigo portinho de Itaipu o píer para embarcação do Kattamaram. As obras de topografia e demarcação do terreno já começaram.

 

A construção do Parque de Itaipulândia, a revitalização do Marcos das Três Fronteiras e do Espaço das Américas também entraram na pauta.

 

Píer permitirá integrar as novas atrações da região

 

O píer para atracação do Kattamaram, na usina de Itaipu, deve ficar pronto até janeiro de 2013. O local escolhido que fica entre o espaço ocupado pela Marinha e o utilizado pela Polícia Federal.

 

A conclusão do píer coincidirá com o início das operações do Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, localizado no município de Itaipulândia, a 60 km de Foz do Iguaçu. Com isso, o Kattamaram poderá ser utilizado como alternativa de lazer e também como meio de transporte até o parque termal.

 

A primeira fase do parque oferecerá ao público uma área de piscinas e brinquedos para crianças, com vestiários e banheiros, uma piscina termal para adultos, com barzinho anexo, e um palco para apresentação de shows, com um telão de LED e aparelhagem de som de última geração.

 

Quando concluído, em meados do ano que vem, o parque terá uma área de 262 mil metros quadrados e, pela quantidade de brinquedos aquáticos (45), será o maior da América Latina.

 

Kattamaram

 

O passeio de Kattamaram é feito num barco de dois cascos, que tem 35 metros de comprimento e nove de largura. Com capacidade para 200 passageiros, o barco tem uma área interna, climatizada, e outra externa, com bar e mesas, de onde se pode apreciar a paisagem.

 

Haverá ainda outros barcos para fazer os passeios pelo reservatório, à medida que a procura pelo Parque Aquático Termal Lago de Itaipu for aumentando.

 

Atualmente, o Kattamaram faz alguns percursos pelo reservatório, mas a saída a partir da usina permitirá que os passeios sejam integrados aos roteiros do Complexo Turístico Itaipu.

 

Hoje abandonado, Espaço das Américas pode ser revitalizado

 

Localizado próximo ao Marco das Três Fronteiras, no lado brasileiro, o Espaço das Américas pode ser reformado e mantido a partir de parcerias. Este é o plano da Secretaria de Estado do Turismo, que espera apoio da Secretaria de Segurança Pública para garantir a guarda do espaço, e da Itaipu Binacional para viabilizar a reforma.

 

Inaugurado pelo governo do Estado em 1997, o Espaço das Américas foi progressivamente abandonado e, hoje, não conta nem mais com vigilância, apesar do interesse de muitos turistas de visitar o Marco das Três Fronteiras.

 

O secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo, disse ao jornal Gazeta do Povo que, como a área pertence à União, somente o uso compartilhado com outras instituições viabilizaria o atrativo, “que interessa pela localização e por ser ponto estratégico”, como reconheceu.

 

O espaço, com 2.240m de área construída, tem um anfiteatro para 400 pessoas, salas de apoio para eventos e praça ao ar livre. A localização privilegiada permite contemplar o encontro silencioso das águas dos rios Iguaçu e Paraná.

 

A poucos metros dali, do obelisco que marca a fronteira do Brasil, podem ser vistos os marcos da Argentina, no outro lado do Rio Iguaçu, e do Paraguai, na outra margem do Rio Paraná.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Einstein