Foto: Jader Rocha - A 13ª edição do Prêmio Caio, o mais importante da indústria de eventos e do turismo nacional, entregou na noite de segunda-feira (10), em São Paulo, o título de “Personalidade do Ano” ao jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu).
Na mesma solenidade, Foz do Iguaçu foi reconhecida como a melhor da categoria Destino de menor porte da Região Sul, batendo fortes concorrentes como Gramado (RS) e Joinville (SC), enquanto o Rafain Palace & Convention Center recebeu o Jacaré de Ouro na categoria Centro de Convenções de grande porte da Região Sul e o Jacaré de Prata na categoria Evento Social, pelo Réveillon de 2011.
Gilmar Piolla
A premiação de Gilmar Piolla, uma das 21 personalidades do turismo brasileiro a conquistar o título de Personalidade do Ano, passou por duas fases: a primeira foi uma “eleição técnica”, em que 200 jurados indicaram até três nomes em cada segmento; a segunda, uma “eleição política” feira pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.
O conselho escolheu três das personalidades indicadas para cada um dos sete segmentos: Centro de Convenções, Cliente, Eventos, Hotelaria, Institucional, Marketing de Destino e Serviços para Eventos.Piolla venceu na categoria Cliente.
Reconhecimento
O idealizador da premiação, Sergio Junqueira Arantes, afirma que o título de Personalidade do Ano “é uma das principais homenagens, porque reconhece o histórico profissional, a performance e a relevância de cada uma das personalidades em seu segmento”.
“A indicação para o Prêmio Caio se deve à nossa atuação para fortalecer Foz do Iguaçu como um importante destino de eventos do Brasil. Hoje, Foz caminha para ser a terceira cidade que mais recebe eventos nacionais e internacionais no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro”, comemora o jornalista.
Destino Iguaçu
Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, o prêmio de melhor destino de menor porte do Sul do Brasil é mais uma conquista para o Destino Iguaçu, “que se consolida como um dos principais atrativos turísticos que o Brasil tem para oferecer ao mundo”.
Gilmar Piolla diz que o fortalecimento do Destino Iguaçu se deu a partir da união de todos os órgãos e entidades envolvidos com o turismo no município, a partir de 2007, visando inicialmente mudar a imagem da cidade da cidade no Brasil e no exterior.
“Foz era conhecida como destino de sacoleiros, de tráfico, contrabando, violência e até de terrorismo. Agora, passa a ser reconhecida como destino turístico de qualidade para lazer, eventos, ecoaventura e também compras”, afirma.
Apoio aos eventos
Foz do Iguaçu recebe atualmente mais de 500 eventos por ano o que, para Piolla, é resultado tanto do fortalecimento da imagem do Destino Iguaçu quanto da adoção de um calendário de eventos, que mantêm a cidade sempre em foco, gerando principalmente mídia espontânea, sem qualquer custo e com total credibilidade.
O apoio de Itaipu foi fundamental para a criação do calendário de eventos. Gilmar Piolla lembra que a empresa binacional sempre colaborou com eventos já tradicionais na cidade, como o Festival de Turismo das Cataratas e a Latinoware, e ainda contribuiu para a criação de outros, como o Natal das Cataratas, agora em sua terceira edição.
Itaipu também “abriu as portas” para os mais variados eventos de praticamente todas as áreas. Piolla lista entre eles a Cúpula Social do Mercosul, em 2010; o Encontro Mundial de Blogueiros, em 2011, já confirmado também para 2013; e o lançamento de veículos pelas grandes montadoras (Volkswagen, Mercedes Benz, Fiat e Renault), entre outros.
Paralelamente, com uma política de patrocínios, Itaipu estimulou a realização de uma série de eventos, principalmente esportivos e culturais. Entre esses últimos, o Salão do Livro e o Festival Curta Iguassu.
Esportivos
Já os esportivos incluem desde o curioso Torneio Internacional de Arremesso de Celulares e Notebooks, com boa repercussão na imprensa; os campeonatos brasileiro, pan-americano e mundial de canoagem e de rafting, realizados no Canal Itaipu; a Meia Maratona das Cataratas e a Maratona Internacional das Águas.
A presença de atletas de diversos países e a divulgação desses eventos facilitaram a atração de uma das maiores disputas esportivas do mundo, os X Games, da rede de televisão ESPN Internacional. Foz do Iguaçu será uma das sedes mundiais dos jogos em 2013, 2014 e 2015.
Também em 2013, Itaipu contribuiu para trazer a Foz do Iguaçu outro evento de grande repercussão. Em outubro, será realizado na cidade o 2º Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local. A primeira edição, em Sevilha (Espanha), reuniu mais de mil autoridades de 47 países.
Convention
A atuação de Itaipu e do Fundo Iguaçu, lembra Piolla, fortaleceu o trabalho do Iguassu Convention & Visitors Bureau, facilitando a vinda para cá de “decision makers” (especialistas que decidem onde se realizam eventos de grande porte) e as negociações para que se decidam pelo Destino Iguaçu.
O prêmio
Criado em 1999 por diversas entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing e turismo de negócios, o Prêmio Caio é uma homenagem a um dos pioneiros dessa área, Caio de Alcantara Machado, que colecionou diversos prêmios em reconhecimento por sua bem sucedida carreira.