Carlos Newton – Tribuna da Imprensa - Apesar de estar condenado a seis anos e 11 meses de prisão, o ex-presidente do PT José Genoino decidiu assumir hoje o mandato de deputado federal, como primeiro suplente da bancada paulista. Genoino esteve nesta quarta-feira (2) na Câmara, onde entregou os documentos necessários para tomar posse como deputado federal.
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, assinada por Catia Sebra, Erich Decat e Felipe Seligman, Genoino tem expectativa de permanecer no mínimo um ano no cargo. Ele fez a previsão a petistas em meio às confraternizações de fim de ano.
Como se sabe, o Supremo decidiu aplicar as punições apenas quando o caso transitar em julgado. Para que isso ocorra, o tribunal terá de publicar o acórdão (resumo da decisão) e, depois, julgar todos os recursos possíveis. Talvez dure até mais de um ano.
Genoino teve 92.362 votos em 2010 e hoje é o primeiro suplente do PT de São Paulo. Ele garantiu sua vaga com a eleição do ex-deputado Carlinhos Almeida para a Prefeitura de São José dos Campos (SP).
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), tinha marcado para quarta-feira a posse dos suplentes que ocuparão as cadeiras dos deputados que se elegeram prefeitos. Mas o encarregado da diplomação, Eduardo Gomes (PSDB-TO), programou a solenidade para as 15h de amanhã.
Por fim, como Genoino foi condenado a uma pena inferior a oito anos, sua punição será cumprida de início em regime semiaberto, tendo de dormir na prisão. Quanto à cassação do mandato, disso o Supremo não abre mão.