Objetivo do encontro com o prefeito e parte da equipe de governo da capital do país Vasco foi conhecer as iniciativas, trocar experiências e reforçar o convite feito pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, para que visitem a região da BP3
Ciliany Perdoná
AI: Conselho dos Lindeiros
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich e o superintendente da Universidade Corporativa Itaipu (UCI) paraguaia, Francisco Pedro Domaniczky Lanik, estiveram no município de Vitoria-Gasteiz, reconhecido como Capital Verde Europeia de 2012, localizado no norte da Espanha.
Friedrich e Domaniczky, representantes de Itaipu, com o prefeito da Capital Verde Europeia 2012, Javier Maroto. “Exemplo a ser seguido”, avaliou o diretor de Itaipu
Friedrich e Domaniczky foram recebidos pelo prefeito da cidade, Javier Maroto, e membros da equipe de governo, que dialogaram sobre as ações desenvolvidas pelo município que é intitulado o mais comprometido com o meio ambiente de toda Europa. Entre os vários assuntos foram abordados o modelo de gestão que compreende gestão e conservação; o olhar integrado entre cidade, meio ambiente e natureza; a criação de uma linha de trabalho delineada pela aprendizagem compartilhada e a avaliação anual dos projetos/programas desenvolvidos.
De acordo com o prefeito, o amplo plano de mobilidade e sustentabilidade é outro diferencial do município que, entre várias iniciativas, realiza o Pacto Cidadão pela Mobilidade Sustentável envolvendo um processo participativo chamado Fórum Cidadão pela Mobilidade Sustentável. Ele ressaltou que diante desse plano, evidenciou-se uma importante rede de transporte público. De 2006 a 2012 houve acréscimo de 80% ao mês no uso do transporte público coletivo. Como consequência houve redução considerável no consumo de combustível e no fluxo de transporte particular. Outro dado interessante é que hoje, apenas 28% do fluxo são realizados com veículo popular. Uma das metas do atual governo é fazer com que 15% da população utilizem bicicletas na via de ciclistas.
O sucesso dos resultados é atribuído por Javier Maroto, devido ao planejamento/ação que inclui, principalmente, a aplicação da Agenda 21, as 12 áreas temáticas que caracterizam o município como Cidade Verde, o modelo urbano e territorial e a valorização dos ecossistemas que está resultando em melhores índices de biodiversidade.
Membros de Itaipu foram recebidos pelo prefeito de Vitoria-Gasteiz, Javier Maroto e parte de sua equipe de governo
“A cada dia atraímos mais conhecimento, informação e pesquisa para manter a diretriz de Vitoria-Gasteiz e esse desejo de intercambiar programas é fundamental. Estamos abertos para visitação e também em busca de aprimoramento. O Brasil, sem dúvida, é um dos países que nos chama a atenção”, disse Maroto ao destacar que outro ponto fundamental para o sucesso das ações é a continuidade das gestões públicas. A cidade atraiu até dezembro do ano passado 1,5 milhão de visitantes.
Programa Cidades Sustentáveis
Durante o encontro, falou-se sobre o Programa Cidades Sustentáveis, inciativa que está ganhando a adesão de gestores públicos em milhares de cidades brasileiras.
De acordo com Friedrich, Itaipu iniciou em novembro de 2011, na condição de mobilizadora, a propagação do Programa Cidades Sustentáveis, realizado pelo Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O primeiro encontro reuniu lideranças políticas e empresariais da região oeste do Paraná. Na ocasião, Javier Maroto fez uma participação especial, deixando seu recado por meio da gravação de um vídeo que foi acompanhado pelo público presente.
Em agosto de 2012, em Foz do Iguaçu, houve o lançamento do programa, envolvendo os candidatos a gestores públicos e presidentes de partidos políticos, com a finalidade do incentivo a promoção e realização de transformações nos municípios, reconhecendo que as mudanças exigem, por sua vez, voltadas a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. E, em novembro de 2012, aconteceu o encontro com prefeitos eleitos e reeleitos da Bacia do Paraná 3 (BP3), em que o tema foi reforçado e os signatários que assinaram a carta compromisso reafirmaram o comprometimento com a implantação dos 12 eixos que norteiam o programa.
“Foi uma conversa muito produtiva. Reforçamos o convite feito pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, para que Javier Maroto venha ao Brasil e conheça as nossas iniciativas”.
Ele informou que Javier Maroto, assim como outros prefeitos da Europa, serão convidados por Oded Grajew, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, para que participem em 2013, no Brasil, do lançamento de um importante prêmio sobre “Cidades Sustentáveis Brasileira”.
Em resumo, o diretor ressaltou que Vitoria-Gasteiz é uma cidade encantadora e que algumas iniciativas são possíveis de serem colocadas em prática nos municípios brasileiros. “Entre as várias coisas que me chamaram a atenção, destaco a importância dos mecanismos participativos, a forma em que colocam em primeiro plano a qualidade de vida dos munícipes, a continuidade das gestões e Vitoria ter a 22 anos um espetacular Centro de Estudos Ambientais”.
Sobre a Capital Verde Europeia 2012
Vitoria-Gasteiz é uma das cidades europeias com maior proporção de zonas verdes por habitantes: aproximadamente 45 metros quadrados por pessoa. Uma cidade tranquila, acessível, dinâmica, com mais de 10 milhões de metros quadrados de parques e zonas verdes.
A cidade conta com 15 centros cívicos, sendo que cada bairro conta com uma estrutura que contempla os setores de administração, serviço social, cultural (bibliotecas, teatro), esportivo, assistencial e de saúde. Conta também com 450 hortas, 37 km de anel verde ao redor da cidade com acesso para trafegar de bicicleta ou caminhando, 500 metros quadrados de bosque, sendo que 80% desses espaços são públicos. Um dado interessante é o antigo banhado existente na cidade está revitalizado após um amplo estudo.
Atualmente, Vitoria-Gasteiz - com 240.580 habitantes - é a cidade europeia mais comprometida com o meio ambiente. Em 1955, contava com 40 mil habitantes.