O Fórum Social Mundial Temático acontecerá de 26 a 31 de janeiro, sendo um evento preparatório para o Fórum Social Mundial, que acontecerá de 26 a 30 de março, na Tunísia
Ciliany Perdoná/AI Conselho dos Lindeiros
Fotos: Nilton Rolin
De 26 a 30 de janeiro, em vários pontos de Porto Alegre, parte da equipe da Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional estará envolvida com as atividades que serão desenvolvidas durante o Fórum Social Mundial Temático, que este ano chega com o tema Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável.
Além da equipe de Itaipu, o ônibus da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica estará levando nesta sexta-feira (25), 40 parceiros da Bacia do Paraná 3 (BP3), entre secretários municipais e envolvidos nos programas de Educação Ambiental, Coleta Solidária, Gestão por Bacias, Plantas Medicinais, Agricultura Orgânica, Patrimônio Histórico Cultural e Juventude e Meio Ambiente que integram o Cultivando Água Boa (CAB), além de representantes do programa igualdade de gênero, da Itaipu Binacional.
Muitos deles terão a oportunidade de participar da programação oficial por meio de depoimentos sobre as ações desenvolvidas e os resultados. Os prefeitos do Oeste também foram convidados a estarem presentes em três momentos ligados ao Programa Cidades Sustentáveis, sendo eles nos dias 28, 29 e 30. No total, a região da BP3 estará sendo representada por mais de 60 pessoas.
Itaipu na agenda oficial
Itaipu e os parceiros terão dois momentos importantes dentro da programação oficial do Fórum Social. As atividades serão realizadas no dia 29 (terça-feira), ambas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
No período da manhã acontecerá o seminário Gestão Participativa Integral e Integrada de Bacias Hidrográficas, com a participação do coordenador do Plano Nacional de Recursos Hídricos, Francklin de Paula Júnior; o coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês e presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari – Antas (RS), Daniel Schimidt; da Secretaria de Meio Ambiente do RS, Marcos Mendonça e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich. A mesa será moderada pelo superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz.
A ocasião contará ainda com os depoimentos do coordenador do Comitê Gestor Municipal de Diamante D’ Oeste, Marco Aurélio Mocelin; o agricultor e representante da microbacia São Joaquim, de São José das Palmeiras e o agricultor de orgânicos de Pato Bragado, Valmir Anderle.
A tarde será apresentado o seminário Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tendo Mirian Duailibi, integrante do Instituto Ecoar, como moderadora.
Entre as várias temáticas estão a educação ambiental para a sustentabilidade, a educação ambiental no Brasil, escolas sustentáveis, o trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Itaipu por meio do Programa Cultivando Água Boa, entre outros.
Para abordar os assuntos citados, confirmaram presença: Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire; Nilo Diniz, do Ministério do Meio Ambiente; José Vicente, do Ministério da Educação; Mário João Figueiredo, do Colégio e Isabel Georgina Patronis Domingues, do Coletivo Educador de São Carlos (SP).
Atrativos
Entre os atrativos que serão levados pela caravana da BP3, a equipe de educação ambiental estará apresentando no Fórum Social, durante a Marcha de Abertura que percorrerá o centro de Porto Alegre, a “Colcha de Compromissos”, confeccionada pelos 29 municípios em 2012 e que, desde então, tornou-se o objeto de identificação dos moradores da região.
Itaipu e os parceiros terão participações pontuais, porém intensas na programação oficial do evento. “Mais uma vez vamos mostrar neste amplo espaço democrático, os programas e os resultados das ações que são desenvolvidas na BP3”, disse o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich.
Confira as participações