Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em Cascavel, Dilma anuncia mais investimentos para o setor agrícola
  Data/Hora: 5.fev.2013 - 4h 56 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (4), em Cascavel, no Oeste do Paraná, durante o Show Rural Coopavel, mais recursos e novos investimentos para impulsionar o setor agrícola do País, que vive um momento histórico em 2013.

 

  

O Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, que deve ser lançado em maio, com um mês de antecedência, prevê recursos superiores aos de 2012, quando foram destinados R$ 115 bilhões à agricultura empresarial e outros R$ 18 bilhões à agricultura familiar, além de juros mais baixos.

 

  

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional - Dilma Rousseff saúda os presentes na solenidade de entrega das chaves das retroescavadeiras aos prefeitos

 

“Queremos que os recursos sejam ainda maiores, para que o Brasil siga nessa rota de crescimento", disse Dilma durante a solenidade de abertura do Show Rural, que coincidiu com a cerimônia de entrega de máquinas retroescavadeiras a 29 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. A entrega, possibilitada com recursos do PAC2, reuniu diversas autoridades locais, estaduais e do governo federal.

 

    

Paraná é fundamental
   

Segundo a presidente, o Paraná tem sido fundamental para garantir ao Brasil o papel de liderança na produção de grãos. “Os produtores não produzem somente grãos, mas também conhecimento e tecnologia”, disse em seu discurso.

 

   

Foi a primeira vez que uma autoridade no cargo de presidente do Brasil prestigia a feira, que completa 25 anos. Dilma só havia visitado a região, até então, como candidata.

 

  

Ainda de acordo com a presidente, eventos como o da Coopavel ajudam a divulgar a receita vencedora do Brasil na produção de alimentos com recursos naturais aliados à alta tecnologia. Impressionada com a organização do Show Rural, Dilma ressaltou que os produtores paranaenses se destacam por sua capacidade de associação, empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade.

 

   

Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional - A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (a direita), acompanha a presidente na chegada do show rural

 

Tendo em vista as características positivas da produção agropecuária do Estado, a presidente justificou a necessidade de investir pesado na infraestrutura para o escoamento da produção. Essas melhorias, segundo Dilma, estão diretamente ligadas à entrega desta segunda-feira. A ideia do governo federal é dar condições para que os municípios façam a manutenção de estradas vicinais, consideradas essenciais para esse escoamento.

 

 

 “Queremos que todos os municípios com menos de 50 mil habitantes e que representam cerca de 90% dos municípios brasileiros tenham uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Também estamos estudando o fornecimento de caminhões-caçamba, o que deverá ocorrer a partir do segundo semestre”, afirmou Dilma.

 

    

Segundo a presidente, com as 29 máquinas entregues no Paraná, o total nacional chega a 95 retroescavadeiras e deverá atingir 186 até o final do ano. Além das melhorias nas estradas vicinais, outra obra estratégica para o Estado está no ramal ferroviário entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR), permitindo a ligação do Mato Grosso do Sul com o Porto de Paranaguá. O projeto faz parte do plano do governo de ampliar em 10 mil quilômetros a malha ferroviária do País.

 

   

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional - Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, que também é agrônomo, a política de financiamento agrícola do governo federal abrange todos os tipos de produtores.  

 

A presidente enfatizou o papel de destaque do Paraná no cenário agrícola. O Estado registrou um crescimento de 12% na safra do ano passado, respondendo por 19% da produção nacional de grãos. “E produzindo de maneira cada vez mais sustentável, com técnicas como o plantio direto na palha. Hoje, somente no Paraná, já temos 655 contratos de financiamento no Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC)”, informou Dilma, que também elogiou a capacidade de associação dos produtores paranaenses, refletida nas tecnologias expostas e na organização do Show Rural.

 

    

“Antigamente, havia um descompasso entre as necessidades dos agricultores e os recursos ofertados. Hoje, isso está absolutamente alinhado e com menores juros da história”, comemorou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que participou da solenidade. “E é uma política de financiamento voltada para todos os portes de produtores, do familiar ao agronegócio”, completou.

 

    

Durante a solenidade, prefeitos dos 29 municípios receberam das mãos de Dilma as chaves das retroescavadeiras.     

Além de Samek, participaram do evento a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil); o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura); o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini; o governador Beto Richa; o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o presidente do Incra, Carlos Guedes; o deputado federal Nelson Padovani; os senadores Acir Gurcacz, Blairo Maggi, Sérgio Souza e Kátia Abreu; e representantes de entidades de classe da agricultura.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner pedrão 2018