A usina hidrelétrica de Itaipu levou para a 25ª edição do Show Rural Coopavel, que começou dia 4 e prossegue até 8 de fevereiro, em Cascavel, um novo conceito de estande para feiras e eventos. O estande alia ideias como sustentabilidade, ecologia, tecnologia, funcionalidade, modernidade e harmonia.
A nova estrutura foi construída com madeira plástica, uma tecnologia sustentável, 100% nacional, que mistura sobras de madeira certificada com resíduos plásticos. Das paredes ao mobiliário, até mesmo a bandeja do café, tudo foi construído com o novo material.
O espaço tem 100 metros quadrados de área útil, formato hexagonal, e funciona como vitrine para os principais projetos socioambientais desenvolvidos por Itaipu nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). De Cascavel, o estande seguirá para mais de 30 feiras regionais no Estado somente neste ano.
Estante da Itaipu - foto: Nilton Rolin
De acordo com o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, a madeira plástica traz uma série de vantagens em relação aos materiais convencionais, como resistência a ataque de fungos, cupins e ações do tempo – sol, chuva e maresia. Por isso, não necessita manutenção. A garantia é de 10 anos.
A opção pela nova tecnologia permite que materiais usados, ao invés de poluir o ambiente após o descarte, sejam reciclados e ganhem novas formas e cores. Em 2012, o produto foi certificado com o Selo Verde do Instituto Chico Mendes e o Selo Master Ambiental 2012.
Luz natural e jardim zen
Um detalhe que chama a atenção do público é que metade das paredes do novo estande de Itaipu é de vidro transparente, garantindo iluminação natural durante boa parte do dia.
Para as feiras que funcionam à noite, será incorporado um moderno sistema com painéis solares, para captar e armazenar a energia. Assim, a iluminação será abastecida por uma das fontes mais renováveis do planeta: a energia solar.
Do lado de fora, o visitante poderá relaxar e contemplar a natureza em um jardim zen, composto por banco de madeira, pergolado, cascalho, madeiras, samambaias e plantas baixas. O jardim alia beleza, economia e facilidade na manutenção.
Alta definição
As novidades do estande de Itaipu vão além. Uma das atrações é o novo vídeo institucional do Programa Cultivando Água Boa (CAB), com 8 minutos de duração e imagens captadas em alta definição. O material audiovisual é apresentado ao público em uma grande tela de LED, com 80 polegadas, instalado no miniauditório para 25 pessoas.
Produzido pela Comunicação Social de Itaipu, o vídeo destaca ações como a educação ambiental, a produção de peixes em tanques-rede, o cultivo de plantas medicinais, a agricultura orgânica e o apoio às comunidades indígenas.
Nas paredes do novo estande, o visitante tem ainda à disposição seis painéis com informações detalhadas sobre produção de energia, sustentabilidade, Circuito Turístico, Programa Cultivando Água Boa, Plataforma Itaipu de Energias Renováveis e Projeto Veículo Elétrico (VE).
Atrações
O público do Show Rural também poderá conhecer de perto alguns dos principais projetos de Itaipu. Um dos destaques é o Marruá elétrico, utilitário 4x4 desenvolvido em parceria com a Agrale e que foi apresentado pela primeira vez durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.
Ações promovidas pelo Programa Cultivando Água Boa e pela Plataforma Itaipu de Energias Renováveis também ganharam destaque. Entre elas, um modelo de biodigestor para pequenas propriedades, similar aos usados no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar da Microbacia do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon.
Ainda dentro do estande, um monitor mostra a produção de biogás da Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, com indicações de vazão, produção de energia, consumo e volume comercializado.
O espaço apresenta também uma demonstração em pequena escala do Laboratório de Biogás do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O laboratório pode medir a qualidade e a produção de biogás proveniente de diferentes biomassas, como dejetos suínos e bovinos, silagem, linhaça e até resíduos domésticos.
Público aprova
As novidades levadas por Itaipu ao Show Rural chamaram a atenção da família de Richard e Liamara Deves, de Nova Prata do Iguaçu. “Estamos em férias e vamos para Foz do Iguaçu. Por isso, viemos pedir informações sobre passeios turísticos”, disse Liamara, que saiu do estande cheia de planos para a temporada na terra das Cataratas.
“Sempre ouvi falar das tecnologias que Itaipu desenvolve, como o carro elétrico, e também por isso fizemos questão de conhecer o estande. Achamos ótimo”, acrescentou Richard.
Para Zoardo Batista de Paula, de Itambaracá, no Norte Pioneiro, o que mais chamou a atenção foi o Marruá elétrico. “Achei nota dez. Ou melhor, nota oito. Porque seria dez só se o veículo já estivesse no mercado”, brincou.
Valcir Monsani, de São Miguel do Iguaçu, conhecia o projeto de biogás desenvolvido pela Granja Colombari. Mesmo assim, aproveitou a presença do pessoal do PTI para tirar dúvidas sobre o sistema. “Acho que não tem coisa melhor, tanto para o agricultor como para a população. O biogás é uma excelente alternativa e ainda pode melhorar a renda do agricultor”.
Todos os visitantes do estande de Itaipu ganham um kit com materiais informativos sobre a usina, dos programas socioambientais e ainda um guia de bolso de Foz do Iguaçu.