Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Nível do reservatório da usina de Itaipu volta a subir
  Data/Hora: 15.fev.2013 - 17h 25 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

As chuvas dos últimos dias, em especial na área de influência da Itaipu Binacional, têm contribuído para a elevação do nível do reservatório da usina.

  

Mesmo com uma produção suficiente para atender a demanda de energia dos sistemas brasileiro e paraguaio, a Itaipu está recuperando o nível do reservatório.

 

A expectativa é que a situação se normalize aos poucos. Hoje, a usina está operando na cota 217,44 metros acima do nível do mar, quase um metro e meio a mais do que duas semanas atrás.

 

No período de maior escassez de água deste verão, a usina chegou a operar na cota 216,08. Como precaução, Itaipu operou em alguns momentos a fio d’água, ou seja, somente utilizando a água disponível de seus afluentes para gerar energia, sem recorrer ao reservatório, que funciona como uma espécie de estoque.

  

Já vinha chovendo de forma consistente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas as usinas acima de Itaipu, localizadas na mesma Bacia do Paraná, estavam com o armazenamento muito baixo e aproveitaram também para recuperar o nível de seus reservatórios.

  

 

Para a região da Itaipu, o cenário hidrológico, tanto a curto e a médio prazo, é favorável. O período chuvoso deve permanecer nos próximos cinco dias, com chuvas moderadas e fortes.

  

Se as previsões dos serviços meteorológicos se confirmarem, esse panorama positivo se estende ao menos por mais 15 dias.

   

 

  

A expectativa é que chova acima da média na região denominada incremental, que abrange os Rios Piquiri e Ivaí, no Paraná. Esses dois rios, que têm influência direta no reservatório de Itaipu, representam algo em torno de 20% das águas que chegam à usina. Na bacia do Rio Piquiri choveu, nos últimos seis dias, 110 milímetros, e na bacia do Rio Ivaí, outros 100 milímetros. Na região do reservatório choveu bem: mais de 80 milímetros de sexta (8) até esta quinta-feira (14).

 

Nas Cataratas, rio também sobe

  

Nas Cataratas, na fronteira do Brasil com a Argentina, o volume de água também vem aumentando com as chuvas do Rio Iguaçu (bacia diferente da Itaipu, que é abastecida pelo Rio Paraná). A vazão desta quinta-feira no local chegou a 1.700 metros cúbicos de água por segundo. A vazão considerada média para o local nessa época é de 1.200 metros cúbicos de água por segundo.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite