Evento “De Caso com a Palavra” ocorre no PTI, das 8h às 18h.
As escritoras Marina Colasanti e Cléo Busatto estão entre as palestrantes do Fórum “De caso com a palavra 2013”, que apresentará iniciativas de incentivo à leitura e debaterá a arte de contar histórias, nesta sexta-feira, dia 1º de março, das 8h às 18h, no auditório Cesar Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
A solenidade de abertura, às 8h15, terá a presença do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira; do presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Alexandre Freire; e do consultor da Diretoria Geral brasileira de Itaipu, Paulino Motter. Também estão convidados Alice Penteado Martha, especialista em leitura e literatura; André Neves, ilustrador e escritor; e Rosana Alverne, escritora e contadora de histórias.
Peregrinação literária
Com o tema “Efeitos e afetos da literatura”, o Fórum é a conclusão de um projeto iniciado em 2012 para a formação de mediadores de leitura em diversos municípios do Paraná. Foz do Iguaçu foi uma das 19 cidades atendidas pela proposta, coordenada por Cléo Busatto.
Ao longo do ano passado, a escritora percorreu estes municípios e ministrou oficinas de 40 horas/aula, voltadas às pessoas com interesse em literatura, como bibliotecários e educadores. Os melhores projetos que surgiram desta experiência serão apresentados em fóruns como este de Foz. Os demais ocorrem em Maringá, no dia 22 de março, e em Ponta Grossa, em 19 de abril.
Para esta edição, foram inscritos 23 projetos de 29 mediadores vindos de 19 cidades. “Apenas estes projetos foram aplicados à quase duas mil pessoas”, complementa a escritora. Cinco deles foram escolhidos para serem apresentados aos participantes do evento. São eles: “Confabulando”, de Marechal Cândido Rondon; “Semeando Sonhos”, de Toledo; “O Despertar para a Leitura no Clube do Livro”, de Foz do Iguaçu, “A Valorização da Contação de Histórias”, Corbélia; e “Encontro com o Conto”, de Jacarezinho.
Os critérios de seleção foram criatividade e dinamismo da iniciativa; pertinência da ação e adequação ao público-alvo; aplicação do projeto aos segmentos pouco usuais da comunidade e potencial para a formação de novos contadores de história.
O “De caso com a palavra” é uma parceria entre Cléo Busatto, a Secretaria de Estado da Cultura, a Biblioteca Pública do Paraná e da Copel. Em Foz, o evento tem patrocínio da Itaipu Binacional.
Programação
A abertura do evento será as 8h15, com a narração de Cléo Busatto do mito de origem do povo Kaingang, “A Conquista do Fogo”. O escritor e ilustrador André Neves falará com a plateia às 8h55.
Às 10h20, a atriz e diretora teatral Claudia Ribeiro contará o texto A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. Na sequência, às 10h30, é a vez da apresentação da autora do texto, a premiada escritora Marina Colasanti. Ela permanece no palco para o debate que será mediado por Cléo Busatto a partir das 11h30.
À tarde, Cléo apresentará os projetos selecionados no Fórum, das 13h30 às 14h10. Neste último horário, a escritora Rosana Alverne, contadora de histórias e fundadora do Instituto Cultural Aletria, fará sua apresentação.
Das 14h30 às 16h10 será a explanação dos autores dos projetos selecionados e outros da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A especialista em leitura e literatura, Alice Martha Penteado, sobre ao palco para palestra às 16h10, onde permanece para debate das 17h10 às 18h.
Haverá ônibus para transporte dos participantes do fórum da Barreira de Controle de Itaipu até o auditório do evento.
Serviço
Fórum “De caso com a palavra” 2013 - Efeitos e afetos da literatura
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório Cesar Lattes - PTI (Usina de Itaipu) - Av. Presidente Tancredo Neves, 6731
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. No ano passado, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh).
Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.
A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.