Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu ganha quarta edição do selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
  Data/Hora: 12.mar.2013 - 19h 26 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A Itaipu Binacional ganhou mais uma vez, pela quarta edição, o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM/PR. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 11 de março. A data da solenidade de entrega da premiação ainda não foi divulgada.

 

"Ser premiada no mês em que comemoramos 10 anos de ações de equidade de gênero vem reconhecer e fortalecer o compromisso da Itaipu com seu público interno e com a rede de relacionamentos”, diz Maria Helena Guarezi, coordenadora do Programa de Incentivo e Equidade de Gênero, da Itaipu Binacional.

 

A Itaipu foi contemplada em todas as edições do selo. Esse é o segundo prêmio recebido pela empresa em menos de uma semana pelo mesmo tema.

 

Na última quarta-feira, a ONU Mulheres e o Pacto Global reconheceram a Itaipu Binacional como uma empresa de referência em equidade de gênero e empoderamento das mulheres.

 

A diretora financeira executiva, Margaret Groff, recebeu, em nome do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, o 1º Prêmio de Liderança em Empoderamento das Mulheres, na categoria “Sete Princípios”.

 

A entrega aconteceu em Nova York, como parte do 5º Evento Anual dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano teve como tema “Inclusão: Estratégia para a Mudança”.

 

A solenidade reuniu mais de 250 líderes empresariais e representantes da sociedade civil e de governos, entre eles, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e Michelle Bachelet, diretora executiva da ONU Mulheres.

 

O que é o programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma das ações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O programa tem, entre outros objetivos, a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no âmbito das organizações públicas e privadas.

 

O que se busca

Um processo que tem como base novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. O que se busca é alcançar a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho e a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, como remuneração, ascensão e permanência no emprego.

 

Desempenho

A avaliação de desempenho das empresas foi feita entre 27 e 28 de fevereiro deste ano, em Brasília (DF), pela Coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM/PR.

 

Foram levadas em consideração as ações executadas nas estruturas organizacionais e de governança para a gestão da equidade de gênero e raça, sua divulgação interna e externa, o seu cumprimento, sua relevância e impacto nas atitudes e mudanças no corpo funcional, gerencial e na organização.

 

Também foi analisado o cumprimento de todas as etapas que compõem o processo para a concessão do selo Pró-Equidade de Gênero e Raça (adesão, ficha perfil, plano de ação, pactuação, execução, monitoramento, formulário, relatórios).

 

Dez anos de trabalho pela equidade

Em 2003, ao ampliar a missão da empresa, a Itaipu adotou várias medidas para melhorar o clima organizacional, tanto na gestão de pessoas quanto na cultura interna. O horário de trabalho passou a ser móvel, para que as mulheres e os homens pudessem buscar ou levar os filhos para a escola. As grávidas também foram beneficiadas com condições especiais de transporte a até possibilidade de mudança de local do trabalho.

 

Entre outros benefícios, as empregadas e os empregados tiveram direito à dispensa para acompanhar os filhos nas festividades alusivas ao Dia das Mães ou dos Pais.

 

A empresa ampliou a participação das mulheres em cursos de formação e capacitação, assim como abriu maior número de vagas para as mulheres nas áreas majoritariamente ocupadas por homens, como a Medicina do Trabalho, a Segurança Empresarial, o Corpo de Bombeiros e a área técnica. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram adequados para o corpo feminino e os fornecedores foram incentivados a adotar medidas parecidas. Outra conquista foi a inclusão de dependentes de companheiros e companheiras em união estável, inclusive homoafetivos, no plano de benefícios da empresa.

     

Ao longo desses dez anos, a Itaipu criou, também, um novo sistema de gestão empresarial para ampliar a participação das empregadas nos cargos de chefia. Até 2002, as mulheres ocupavam apenas 10% desses cargos.  Mas, com o novo sistema, esse número mais do que dobrou, alcançando 21,3% em 2012.

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite