Parlamentares se reuniram em audiência em defesa do sistema de transporte de Curitiba e RMC
Bianca Nascimento – (Agência Notícia - PR) - Na manhã desta segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma audiência pública para debater a “Integração do Transporte Coletivo da Região Metropolitana”, promovida pela Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Toninho Wandscheer (PT).
O objetivo principal foi discutir soluções diante da medida do governo do Paraná de suspender os subsídios em relação às tarifas do transporte coletivo da capital paranaense e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em março deste ano, o governador Beto Richa anunciou que não renovaria o convênio que subsidia a tarifa de ônibus de Curitiba e mais 13 municípios que compõem a Rede Integrada de Transporte (RIT).
No encontro de hoje, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Roberto Massa, não confirmou a manutenção do subsídio apenas afirmou que o Estado tem interesse em manter a integração do transporte com a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “O governo tem interesse em achar uma solução conjunta e manter essa integração. Mas precisamos pensar em projetos e ações para daqui 20 anos”, disse
.
Na ocasião, os parlamentares admitiram que a situação não pode permanecer como está. Mas ficaram felizes com a postura do governo em manter a RIT. “Essa é uma boa notícia. Não quereremos que essa desintegração aconteça e sim que se de continuidade a ela”, revelou o deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR). Contudo a manutenção do subsídio é necessária para que a população não seja prejudicada com o aumento das passagens.
Atualmente, segundo dados apresentados na audiência pelos deputados, 35% da mão de obra de Curitiba vêm dos trabalhadores de RMC. “Temos que oferecer uma modalidade com condições dignas a população da RMC, condizente ao salário dos trabalhadores”, ressaltou Vanhoni.
A reprodução da notícia é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Notícias PR'