banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Programa Mais Médicos amplia acesso da população à saúde
  Data/Hora: 23.out.2013 - 12h 18 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Brasília, 22/10/2013 - Garantindo acesso à saúde a cerca de 46 milhões de brasileiros em todo o país, foi sancionada hoje, pela presidenta Dilma Rousseff, a Lei do Programa Mais Médicos. Lançado em 8 de julho por meio de Medida Provisória 621, que foi aprovada no Congresso Nacional na semana passada, o programa busca ampliar o número de médicos na atenção básica em regiões carentes e aprimorar a formação de profissionais no país.

 

“Mais médicos nos postos de saúde e na atenção básica vai significar sempre menos doença, e é essa a equação básica fundamental”, afirmou a presidenta durante a cerimônia de sanção, realizada hoje (22) no Palácio do Planalto. Dilma falou ainda da expectativa do programa: “atenderemos 23 milhões de brasileiros até o fim do ano. Até abril de 2014, teremos cerca de  13 mil médicos participando do Mais Médicos”.

 

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, destacou o esforço para a criação do programa. “O Mais Médicos é fruto de um intenso trabalho e de muito planejamento. Envolveu muitos órgãos do governo. Foi gratificante participar da elaboração e conclusão desse projeto”, disse.

 

Em pouco mais de três meses, a atuação dos médicos já atinge 4,2 milhões de brasileiros. Com a sanção da Lei, o Ministério da Saúde passa a ser responsável pela emissão dos registros dos médicos com diplomas do exterior, o que amplia o número de pessoas beneficiadas. Por conta dos atrasos nos registros, 196 médicos estrangeiros da primeira seleção ainda não começaram a atender a população.

 

 

A Lei do Mais Médicos estabelece ainda que os graduados em Medicina terão de fazer de um a dois anos de residência em Medicina Geral de Família e Comunidade para ingressar nas demais especializações. Além disso, ao menos 30% de carga horário do internato médico na graduação deverá ser na atenção básica e em serviço de Urgência e Emergência do SUS.

 

Fotos: PH Carvalho / Casa Civil / PR

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Lúcia Helena
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Bassani