Banner itaipulândia abril

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Divida Pública – Auditoria Cidadã Já. “Quem paga a conta é a sociedade”
  Data/Hora: 12.nov.2013 - 10h 3 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Quem teve a oportunidade de assistir ontem, 11, a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), transmitida ao vivo pela TV Senado, com certeza deverá estar se perguntando: Por que será que a presidente Dilma ainda não convidou a Maria Lúcia Fattorelli, para ser a sua assessora especial para Assuntos Econômicos?

 

Falando de improviso, demonstrando conhecer profundamente este assunto, Maira Lúcia foi vivamente aplaudida por diversas vezes. “Poucos sabem, - mas o fato é que só em 2013, estamos pagando mais de R$ 768 bilhões dos juros da Dívida Pública – ou seja, mais de R$ 2,5bilhões por dia de juros da dívida. E para onde vai esse dinheiro?”, pergunta.

 

“Quem arca com o peso da dívida pública é a sociedade e o maior beneficiário do endividamento público é o sistema financeiro”, afirmou Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, ontem, 11, durante a audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos no Senado. 

 

Maria Lúcia explicou que a Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação civil, sem fins lucrativos, que busca auditar e debater a realidade das dívidas públicas. Ela disse que a dívida pública é um sistema e não pode ser vista de forma isolada, pois é “um mecanismo de subtração de recursos” de estados e municípios.

 

Aí está o dinheiro que falta nos investimentos sociais – na saúde, na educação, na segurança, na mobilidade urbana, entre outros. E até quando vamos ter que conviver com isso? Qual será o candidato a presidência da República que irá levantar essa Bandeira no ano que vem?

 

Os senadores foram presenteados com o livro Auditoria da Dívida Cidadã dos Estados, onde consta um estudo sobre todas as resoluções do Senado sobre o assunto desde o início da década de 70 até a década de 80. “A imensa maioria das resoluções não mostra quem foi o agente emprestador e nem a finalidade dos empréstimos”, disse ela ao criticar a transparência dos documentos das dívidas públicas.

 

“Essa conta foi transferida para a sociedade e está sendo paga religiosamente pelo cidadão” – afirmou Maria Lúcia, que elogiou a iniciativa do Senado de realizar uma audiência pública para ouvir a sociedade civil.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Bassani