Representantes de 14 países com os quais a cooperativa mantém negócios prestigiaram comemorações do primeiro cinquentenário
Fortos: Divulgação - Mais de 2.500 pessoas participaram em Medianeira da inauguração do novo Centro Administrativo da Cooperativa Agroindustrial Lar, na noite de quarta-feira (19), ponto culminante das festividades alusivas ao 50º aniversário da empresa, com um faturamento estimado em 3 bilhões de reais para 2014.

- Autoridades descerram a fita inaugural
“Temos a responsabilidade de melhorar a renda dos nossos cooperados e melhor remunerar nossos colaboradores. A Lar possui visão social e está comprometida com a região que está instalada. Chegamos em 2014 sendo a terceira maior cooperativa do Paraná”, afirmou o diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues.
Presente ao evento, o governador Beto Richa disse que “o Paraná deve muito ao sistema cooperativista pelos bons resultados que apresenta anualmente”. Segundo ele, o setor cooperativista é fundamental para o bom desempenho da economia do Paraná, que cresceu 5% em 2013, mais do que o dobro dos 2,3% do PIB brasileiro.

- Governador Beto Richa destacou a importância da Lar
“O setor movimentou R$ 46 bilhões, o que representa 56% do PIB agropecuário do Paraná. São 983 mil cooperados, 72 mil funcionários e mais de R$ 1,2 bilhão de impostos recolhidos”, disse Beto Richa. O novo centro administrativo tem seis andares e sete mil metros quadrados de área construída.
ATUAÇÃO
Fundada em 19 de março de 1964 por 55 agricultores, em um processo que determinou a criação do município de Missal, a Cooperativa Lar atua nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além do Paraguai, através da comercialização e armazenagem de cereais, beneficiamento de sementes, venda de insumos agropecuários, abate de aves, produção de pintainhos, fecularia, industrialização de carnes, fábrica de ração, esmagamento de soja e suinocultura.

- Irineo entregou uma recordação ao governador
Irineo Rodrigues lembrou que a Lar tem 10 indústrias próprias e compartilha de outras cinco com cooperativas da região, mantendo negócios com mais de 50 países. Disse também que o governo do Paraná sempre foi parceiro, oferecendo crédito e investindo nos municípios. “Sentimos o empenho de apoiar o cooperativismo estadual”, registrou.
Falando em nome dos funcionários, o gerente Jair Meyer destacou o contínuo processo de qualificação profissional nas diversas unidades e setores. O presidente do sistema Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, destacou que o BRDE tem sido fundamental para que as cooperativas construam novas unidades e agreguem valor aos produtos.

- Novo Centro Administrativo, às margens da BR 277 em Medianeira
O pioneiro e ex-presidente Ignácio Aloysio Donnel citou aspectos históricos e defendeu união em torno do projeto de reabertura da Estrada do Colono, que liga as regiões Oeste e Sudoeste, através do Parque Nacional do Iguaçu. Ricardo Endrigo, prefeito de Medianeira, agradeceu ao governador pela atenção dispensada à região Oeste. “Este é um governo muito próximo dos prefeitos, que atende todos os municípios, independente de partido”, afirmou.
Para Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, “qualquer historiador que vier a escrever sobre o Oeste do Paraná terá que dedicar muitas páginas à Cooperativa Lar, que comanda este processo de transformação regional”. Os deputados federais Dilceu Sperafico (PP) e Osmar Serráglio (PMDB) também se enalteceram a importância da Coopertativa Agroindustrial Lar.
Fotos: Divulgação
- Irineo da Costa Rodrigues comandou a solenidade