banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Vereador Toninho Paiva homenageia artistas circenses e os 37 anos da Abracirco
  Data/Hora: 30.abr.2014 - 5h 28 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, presente ao evento, defendeu o circo como uma dimensão cultural da arte na cidade que “precisa ser renovada e auxiliada por investimentos”.

 

Por iniciativa do Vereador Toninho Paiva (PR), a Câmara Municipal de São Paulo promoveu na segunda-feira ( 14/4), a Sessão Solene para homenagear o Dia do Circo e o aniversário de 37 anos da Abracirco (Associação Brasileira do Circo).

 

Cerca de 100 pessoas, entre autoridades, representantes da entidade e alunos da Academia Estudantil de Letras Castro Alves da Emef General Othelo Franco, do Tatuapé, participaram da solenidade realizada no Salão Nobre do Legislativo paulistano.

 

Durante o evento, o Vereador lembrou os tempos memoráveis do circo na cidade e falou da importância da atividade. “Esta casa sempre irá apoiar o circo e, juntos, vamos compartilhar de sua luta justa para o resgate dessa tradição mundial. Muito obrigado família circense!”, disse.

 

 

O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, presente ao evento, defendeu o circo como uma dimensão cultural da arte na cidade que “precisa ser renovada e auxiliada por investimentos”.

 

Seguida das apresentações de números tradicionais da arte circense, o Vereador homenageou, em conjunto com a Abracirco e a Secretaria de Cultura, 15 ilustres personalidades destacadas pela contribuição e fomento ao segmento, entre eles, o empresário Francisco Gimenez, de 92 anos, e o palhaço Gachola, de 84 anos, com a entrega do Diploma de Gratidão da Câmara Municipal.

 

Segundo o presidente da Abracirco, Camilo Torres, o maior desafio do circo hoje é a falta de espaço para a sua instalação e, oportunamente, entregou ao parlamentar uma carta com as reivindicações para serem incluídas no Plano Diretor Estratégico (PDE), em tramitação no Legislativo. “Queremos que o PDE estabeleça espaços nas 32 subprefeituras para que possam receber os circos itinerantes”, apelou.

 

Em contrapartida, o Vereador Toninho Paiva afirmou que a solicitação da entidade é fundamental para a preservação da cultura circense em São Paulo.

 

Leis de Autoria do Vereador Toninho Paiva:

LEI N°. 12.723, de 4 setembro de 1998, que institui o Dia do Artista Circense e do Circo, a ser comemorado anualmente, no dia 27 de março, integrando o calendário oficial do Município de São Paulo.

 

LEI Nº 13.595 de 26 de maio de 2003, estabelece normas a serem observadas por circos quando da apresentação de animais ferozes, e dá outras providências.

 

Decreto nº 44.026/2003 - Regulamenta esta Lei. 

 

 

Geriane Oliveira, jornalista MTB 41148/sp

Assessora de comunicação na Câmara Municipal de SP

Contatos: (11) 3396-4010 / cel.: 97201-6884

http://www.toninhopaiva.com. br/

https://www.facebook.com/ toninhopaivasp?fref=ts 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios