O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, presente ao evento, defendeu o circo como uma dimensão cultural da arte na cidade que “precisa ser renovada e auxiliada por investimentos”.
Por iniciativa do Vereador Toninho Paiva (PR), a Câmara Municipal de São Paulo promoveu na segunda-feira ( 14/4), a Sessão Solene para homenagear o Dia do Circo e o aniversário de 37 anos da Abracirco (Associação Brasileira do Circo).
Cerca de 100 pessoas, entre autoridades, representantes da entidade e alunos da Academia Estudantil de Letras Castro Alves da Emef General Othelo Franco, do Tatuapé, participaram da solenidade realizada no Salão Nobre do Legislativo paulistano.
Durante o evento, o Vereador lembrou os tempos memoráveis do circo na cidade e falou da importância da atividade. “Esta casa sempre irá apoiar o circo e, juntos, vamos compartilhar de sua luta justa para o resgate dessa tradição mundial. Muito obrigado família circense!”, disse.
O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, presente ao evento, defendeu o circo como uma dimensão cultural da arte na cidade que “precisa ser renovada e auxiliada por investimentos”.
Seguida das apresentações de números tradicionais da arte circense, o Vereador homenageou, em conjunto com a Abracirco e a Secretaria de Cultura, 15 ilustres personalidades destacadas pela contribuição e fomento ao segmento, entre eles, o empresário Francisco Gimenez, de 92 anos, e o palhaço Gachola, de 84 anos, com a entrega do Diploma de Gratidão da Câmara Municipal.
Segundo o presidente da Abracirco, Camilo Torres, o maior desafio do circo hoje é a falta de espaço para a sua instalação e, oportunamente, entregou ao parlamentar uma carta com as reivindicações para serem incluídas no Plano Diretor Estratégico (PDE), em tramitação no Legislativo. “Queremos que o PDE estabeleça espaços nas 32 subprefeituras para que possam receber os circos itinerantes”, apelou.
Em contrapartida, o Vereador Toninho Paiva afirmou que a solicitação da entidade é fundamental para a preservação da cultura circense em São Paulo.
Leis de Autoria do Vereador Toninho Paiva:
LEI N°. 12.723, de 4 setembro de 1998, que institui o Dia do Artista Circense e do Circo, a ser comemorado anualmente, no dia 27 de março, integrando o calendário oficial do Município de São Paulo.
LEI Nº 13.595 de 26 de maio de 2003, estabelece normas a serem observadas por circos quando da apresentação de animais ferozes, e dá outras providências.
Decreto nº 44.026/2003 - Regulamenta esta Lei.
Geriane Oliveira, jornalista MTB 41148/sp
Assessora de comunicação na Câmara Municipal de SP
Contatos: (11) 3396-4010 / cel.: 97201-6884
http://www.toninhopaiva.com. br/
https://www.facebook.com/ toninhopaivasp?fref=ts