banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
14/05/1988 – UMA DATA PARA LEMBRAR QUE NUNCA HAVERÁ CANTOR COMO FRANK SINATRA
  Data/Hora: 14.mai.2014 - 15h 23 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Internet - Almério Nunes

 

Em 14 de maio de 1998, neste dia…, escrevi e enviei para os amigos o seguinte texto:

“Olhem para o Céu. Vejam. Observem. Uma estrela acaba de chegar! E que brilho intenso! Outras estrelas estão se aproximando dela! Que espetáculo! Alguém disse para o Senhor do Céu: “Que luz linda, maravilhosa! Ela de agora em diante é nossa, aqui permanecerá até a Eternidade”

 

Frank Sinatra, naquele dia, pediu para jantar com a família: com a sua Barbra, filhos, genros, nora e netas. Fazia tempo que não saía. Sofrera dois infartos, problemas no cólon etc. Não vinha nada bem. Concordaram. Os médicos já haviam avisado do seu precário estado.

 

Frankie estava alegre e feliz, até que … desmaiou. Uma ambulância chegou imediatamente e ele foi colocado deitado nas pernas da mulher, Barbra.

“Fight it, Frank! Fight it”! Resista, resista … Pedia ela chorando muito.

 

Até que ele, abrindo os olhos e olhando para ela, disse:

“Oh, dear Lord…I’m leaving …” (Querido Senhor… estou partindo…)

E fechou os ‘olhos azuis’ para sempre. Aos 82 anos de idade.

 

COMOÇÃO MUNDIAL

Amigos de muitos anos como Dan Rickles, Gregory Peck, Shirley MacLaine, Anthony Quinn, Tony Bennett, Sophia Loren e outros… choravam abraçados.

Todas, todas!, as bases militares dos Estados Unidos espalhadas pelo mundo, colocaram seus aviões nos céus e desenharam corações de fumaça. 

 

A reunião do G7, em Londres, foi interrompida pelo Primeiro Ministro britânico Tony Blair, que passou a palavra para Bill Clinton; o discurso do presidente foi tão comovente que ele não conseguiu terminá-lo. 

 

Algo em torno de quatro mil jornais, de mais de oitenta países, colocaram a foto do ‘The Voice’ na primeira página e imprimiram Cadernos Especiais em cores, contando sua vida e obra.

 

Frankie começou a cantar em 1935 (aos 19 anos) e sua carreira durou até 1994, com os Duets. São 216 CDs à venda em todo o mundo. Reunamos os discos de Elvis, Beatles e Michael Jackson … e não chegam à metade disto! Atualmente suas gravações ‘My Way’ e ‘New York, New York’ estão entre as cinco músicas mais executadas internacionalmente. Gravou perto de 5.000 músicas, em mais de 1.400 sessões de gravação. Apresentou-se em 86 países. Fez 68 filmes, ganhou três Oscars.

 

Na Índia, às vésperas da sua chegada para um show inesquecível, encheram Nova Dheli com cartazes que diziam: “Frank Sinatra: Ele canta chorando… ou chora cantando?” Ele leu e… esboçou um sorriso, um sorriso suave…

Obra de longevidade única e incomparável.

 

CONVIDADO DE HONRA

Presidentes como John Kennedy, Richard Nixon e Ronald Reagan o recebiam na Casa Branca a qualquer hora! Em suas posses, Frankie foi como convidado de honra!!! Ele cantava seus sucessos com letras adaptadas às respectivas campanhas e… ficou como responsável direto das eleições de Kennedy e Reagan (até mesmo para governador da Califórnia).

 

Frankie criou uma maneira de cantar. Conseguia dividir as frases de tal forma, que cantava três ou quatro delas inteiras sem respira … e com musicalidade e interpretação únicas. Por mais que venham tentando até hoje… ninguém conseguiu fazer isto da maneira dele. Uma técnica fantástica!

 

Certa vez, ainda ‘crooner’ da Big Band do Tommy Dorsey (em 1940), pediu ao TD para colocar violinos.

 

“Garoto, isso não existe! Violinos compõem orquestras sinfônicas, filarmônicas e o que nós temos é uma banda!” …

 

“Mas com eles ao fundo, minha voz deslizará melhor e o efeito será maravilhoso!”

Hoje… ouvindo sambas e baladas com violinos, fica a pensar: foi um garoto que deu a ideia para tudo isso… Pois é.

 

NELSON RIDDLE

Seu guru musical? O genial maestro Nelson Riddle, seu companheiro desde os tempos de Hoboken/New Jersey, onde nasceram. “Esses dois criaram o som da América”, diziam. Para mim, eles criaram o som da música popular mundial (estudaram Franz Lizst, Félix Mendelssonn e outros mestres). “Quando você ouve Frank cantando, você está ouvindo uma obra dele, e não minha”, dizia o Nelson. Agora vejam só! Um dos maiores monstros sagrados da música… disse isto!!!

 

Quando Bill Clinton enviou para o Congresso um decreto (?) criando uma moeda de US$10 com o rosto do Frankie estampado, disseram: “Mas isto já foi feito! Frank já tem uma! Nossas leis impedem isto! Ninguém pode ter a mesma homenagem!”

 

No dia da votação… todos os congressistas levantaram-se e aplaudiram. Aprovaram por aclamação!!! (que não pode… não pode: mas, é o Frank Sinatra!, argumentaram)

 

Sua música favorita (e que foi tocada durante os serviços, no funeral), era “Put Your Dreams Away”;

Put your dreams away  / guarde seus sonhos

For another day  / para um outro dia

And I will take their place / e eu tomarei o lugar deles

In your heart  / no seu coração …

 

AVA GARDNER

Sua grande paixão? Ora, AVA GARDNER. O mundo inteiro sabe. Namoraram, casaram, se separaram e depois ficaram se encontrando e desencontrando por anos e anos. “Seu pai é o homem da minha vida”, disse Ava para a filha mais velha, Nancy Sinatra. “Nós nos amamos muito, mas a gente não se entende …” 

 

E olhem só o que ele disse, já velhinho:

“Barbra é o amor da minha vida”. 

Em entrevista para a imprensa mundial, após o passamento do amigo, Tony Bennett disse:

“Frank, ao longo da sua extraordinária carreira, conseguiu arrecadar para pessoas especiais mais de US$1 bilhão, porém não admitia que divulgassem nada a respeito. Fez inúmeros shows, em muitos países, apenas para doações …”

 

(Ele estreou aqui no Rio em 22 de janeiro de 1980, meu aniversário!!!, na inauguração do Rio Palace Hotel, hoje Sofitel, no Posto Seis/Copacabana. Eu, totalmente gago e trêmulo, conversei com ele. Que emoção!!! Foi o primeiro cantor a se apresentar num estádio de futebol, e logo no Maracanã!)

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Mirante