Fonte: Tribuna da Internet - Vittorio Medioli
Gente suando por mais riqueza, títulos, poder e honras, sem tempo para olhar as estrelas, a natureza, as crianças, a vida que escorre e some em vão. Gente pisando na grama, atropelando a vida, arrancando flor pela raiz. Riqueza que faísca e parece felicidade. Riqueza acima do necessário, riqueza arrancada dos outros. Para quê?
Ansiedade, afã, luta, suor, sangue. Ter mais, mais que o vizinho, mais do que tudo.
Riqueza sem meta, sem fim, sem rumo, deitada sobre um monte de vítimas; riqueza para pagar guarda-costas e advogados; exposta, vulnerável, sequestrável. Riqueza exposta aos malandros, à queda da bolsa, à desvalorização cambial, ao assaltante comum. Riqueza monumental que ficará fora do caixão, que será gasta por outra marionete do destino. Um atrevido, um perdulário, um dissoluto, um bobo, um trapaceiro ou talvez um santo, um místico que não saberá o que fazer e se livrará dela como de um peso.
Riqueza que aquieta ou aflige, que mexe com a alma. A mesma alma que dela um dia se libertará. E que dizer ao homem que não tem pão, incapaz de conseguir saciar o seu estômago? Homens diferentes. Ricos e pobres. Duas humanidades e um único Deus. Quem tem muito não tem tempo nem sossego. Quem nada tem morre de fome.
RIQUEZA?
Para o rei Salomão, é Sabedoria. Dela diz com entusiasmo: “É mais que a saúde e a beleza. Gozei dela mais do que a claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se apaga”. Lindo!
E mais: “Há na sabedoria um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, sem inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo… É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus e uma imagem de Sua bondade”.
“Eu a amei e procurei desde a juventude, me esforcei para tê-la por esposa…”. “Por meio dela obterei a imortalidade… Recolhido em minha casa, sem medo, descobridor da minha eternidade, repousarei junto dela…”
Sabedoria: riqueza imperecível; grandeza com humildade; justiça com misericórdia; força com doçura; inteligência com amor. Tudo. Tirada de Si por Deus, gerando o homem “à Sua imagem e semelhança”.
Não sente falta de nada. É tudo. É de quem a ama e a quer.