banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Alpinista Waldemar Niclevicz lança livro no Ecomuseu de Itaipu
  Data/Hora: 29.nov.2014 - 10h 3 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Autobiográfico, "O Brasil no Topo do Mundo” narra as escaladas pelas maiores montanhas do mundo e as travessias sobre as Cataratas do Iguaçu.

 

Foto: Internet - Foz do Iguaçu entra no roteiro de lançamentos do livro "O Brasil no Topo do Mundo”, do alpinista Waldemar Niclevicz. Depois de Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o livro será lançado no Ecomuseu de Itaipu, na quarta-feira, 3 de dezembro, às 20h.

A autobiografia do iguaçuense Niclevicz, que em dois meses já vendeu mais de 1.500 exemplares, tem um sabor a mais para Foz do Iguaçu. Além de narrar suas escaladas pelas maiores montanhas do mundo, o alpinista destaca também as duas travessias que fez sobre as Cataratas do Iguaçu, em 2001 e 2011.

Niclevicz conta que as duas tirolesas nas Cataratas são suas façanhas de maior carga emocional, tanto quanto foi a escalada do Everest – ele foi o primeiro brasileiro a chegar ao topo da maior montanha do mundo, em 1995.

Mais experiente alpinista do País, ele foi o primeiro brasileiro a escalar as maiores montanhas da Antártida, da Europa, da Oceania e das Américas do Sul e do Norte. Em 2000, realizou seu maior desafio, ao tornar-se também o único brasileiro a escalar o temível pico K2, no Paquistão, a segunda maior montanha do mundo e considerada a mais difícil pelos alpinistas.

 

A mais bela

No primeiro capítulo do livro, publicado em português e inglês, Niclevicz conta que nasceu “na tríplice fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai, diante de uma das mais belas e exuberantes paisagens do mundo, as Cataratas do Iguaçu".

No capítulo intitulado “Entre a mais alta e a mais linda cachoeira do mundo", Niclevicz fala de duas experiências fascinantes: a escalada dos paredões de Salto Angel, na Venezuela, que, com 979 metros, é a mais alta cachoeira do mundo; e a travessia sobre as Cataratas do Iguaçu, "a mais linda" a que se refere o título.

 

Desafio e lágrimas

Foi em 2001 que o alpinista teve vontade de fazer a primeira travessia sobre as Cataratas, em tirolesa, cinco anos depois de conquistar o Everest e três anos após escalar a K2. A travessia sobre as quedas d´água, segundo ele, representou “um grande desafio”.

Em 2011, a convite dos organizadores da campanha Vote Cataratas, fez a nova travessia, com apoio do Parque Nacional do Iguaçu, da Itaipu Binacional, da Cataratas do Iguaçu S.A. e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Em entrevista à rádio CBNFoz, Waldemar Niclevicz contou que se emocionou “de uma forma incrível” nas duas travessias. Ele ficou a 155 metros de altura sobre a Garganta do Diabo. “Olhando aquele turbilhão de água”, disse, ficou tão deslumbrado com toda aquela beleza que não se conteve: “Saí dali chorando”.

 

O livro

Sobre a autobiografia, Niclevicz diz que é “um testemunho do meu amor pela montanha e pela fotografia”. Em ordem cronológica, o livro traz fotografias de toda a sua trajetória, desde o seu primeiro contato com a montanha, na Serra do Mar, no Paraná, até o alto das maiores montanhas do mundo.

Com prefácio de Pelé, “O Brasil no topo do mundo” tem 420 páginas. É dividido em 28 capítulos e ilustrado com 1.320 fotos. Os capítulos são identificados por ano. O primeiro é “1966, Nasci em Foz do Iguaçu”, com fotos da infância de Niclevicz, e o último é “2014, Vou continuar levando o Brasil rumo ao topo”, com o relato e fotos das últimas expedições.

 

 

 

Serviço:

Lançamento de “O Brasil no Topo do Mundo”

Dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 20h

Ecomuseu da Itaipu

Av. Tancredo Neves, 6001.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani