Uma das mais emblemáticas edificações de Curitiba, o Palacete Villa Sophia acaba de ressurgir com todo o seu esplendor para se tornar a nova sede do escritório de advocacia Vernalha Guimarães & Pereira, que, ao promover a recuperação do prédio, prestou uma bela e exemplar homenagem à preservação da memória arquitetônica da capital do estado.
O concorrido evento de inauguração, na última terça-feira, dia 9, reuniu clientes, advogados, magistrados, políticos, empresários, jornalistas e amigos, com destaque para a presença de descendentes de Guilherme Lindroth e Sophia Mueller Lindroth, que por volta de 1895 ergueram o histórico imóvel na esquina das ruas Mateus Leme e Barão de Antonina.
Reaparecendo com toda a sua imponência original na paisagem curitibana, o Villa Sophia é uma das únicas construções em estilo eclético ainda existente no país.
Submetido a meticulosa restauração que lhe devolveu grande parte de suas exclusivas características originais, o palacete tem mais de 1 000 m² e é uma das únicas construções remanescentes no Brasil do chamado estilo eclético, uma combinação das escolas clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.
Feita por equipe de especialistas que trabalhou na obra durante dois anos, a restauração incluiu a reforma e a recuperação dos ambientes internos.
A estreia do novo endereço, aliás, chega junto com a notícia de que o VG&P, que tem entre seus sócios o advogado cascavelense Luiz Fernando Casagrande Pereira, foi novamente eleito pela revista Análise Advocacia para compor o ranking dos 500 escritórios mais admirados do país.