Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Filmes produzidos por estudantes e professores da UNILA são destaque em festivais
  Data/Hora: 26.nov.2015 - 11h 12 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Estudantes e docentes do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA realizaram produções cinematográficas que têm marcado presença em festivais e mostras brasileiras, e atravessado fronteiras para outros países latino-americanos. Os filmes são fruto de realizações nas disciplinas práticas do curso, de participações em maratonas cinematográficas e, ainda, de produções independentes.

 

Entre as produções realizadas por discentes da UNILA, está o filme "Espelho", da estudante Lilian Alcântara, que será exibido no 19º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, realizado pela Universidade Federal Fluminense, em dezembro. Outro curta, com o título "Me abraça", do estudante João Paulo Pugin, foi exibido no Tesape - Encuentro del Audiovisual, realizado em Assunção, no Paraguai. Já o filme "Chamas sem chamas”, de Manuel Corman, obteve segunda colocação no Festival de Curta Toledo 2015, evento que também contou com a mostra de produções realizadas por alunos do curso de Cinema e Audiovisual.

 

Outra produção discente que circulou em festivais foi o filme “Miúdo”, presente na mostra competitiva do 14° Festival NOIA - um dos festivais universitários mais importantes do Brasil, realizado em Fortaleza. O filme, realizado pelo estudante Maurício Ferreira, também esteve no 2° Festival Lumiar Interamericano, em Belo Horizonte, e, ainda, no 23° Mix Brasil - festival mais importante sobre gênero e diversidade da América Latina, realizado em São Paulo. O acadêmico teve outra produção, “Guarda Baixa”, exibida na mostra competitiva do 2° Festival de Três Passos (RS).

 

"A circulação e exibição dos filmes produzidos por estudantes do curso são uma das etapas mais importantes da formação, pois representa o encontro com o público e a possibilidade de circulação de nossas histórias, bem como a possibilidade de projeção e de inserção da UNILA no circuito de festivais. O curso ainda é jovem, mas já possui uma produção expressiva, que se manifesta nas mostras e na participação dos discentes e professores", afirma a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, Francieli Rebelatto.

 

A docente – como roteirista e diretora - também obteve êxito com o filme “Do amor: pequenas coisas”. O curta ficcional, que estreou no Festival Oberá en Cortos, na Argentina, ganhou o prêmio de melhor filme no 12º Festival Latino-Americano de Curta-Metragem Lapacho, em Resistência, também em território argentino. A produção marcou presença, ainda, no Tesape - Encuentro del Audiovisual e emCinecable de Encarnación, ambos no Paraguai

 

Do amor: pequenas coisas” também esteve em Cuiabá, na 14ª Mostra Universitária Latino-Americana, festival no qual os alunos e professores integraram a mesa de debate "Ensino de audiovisual na fronteira", compartilhando informações sobre o curso de Cinema e Audiovisual da UNILA. O filme foi gravado em Foz do Iguaçu, no bairro Remanso Grande, com uma equipe técnica e atores do Brasil, Argentina e Paraguai. Nessa produção, participaram 16 estudantes da primeira turma, que integraram um set de filmagem utilizado para contribuir com a formação dos discentes no curso. Além disso, houve a participação do professor de cinema Eduardo Dias Fonseca, como produtor de elenco.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios