Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ainda assim, a minha crença (meio profana) de que "só o conhecimento liberta" me faz continuar tentando
  Data/Hora: 18.abr.2016 - 6h 55 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Eliene Gomes - Brasília, DF, Brasil · 

 

Hoje resolvi deixar a aula sequencial de lado e falar um pouco sobre a jovem República brasileira. Digo jovem, porque, apesar de ter 126 anos, ela foi impedida de amadurecer, interrompida, inúmeras vezes, por golpes civis e militares.


Alunos do 8°ano do Ensino Fundamental, que por uma questão de currículo ainda não estudaram o período republicano brasileiro ficaram surpresos e intrigados ao verificarem o quanto a nossa centenária República foi agredida por jogos políticos ao longo da história.

 
Analogias com o contexto político atual foram inevitáveis, dado o iminente risco de ruptura institucional que vivenciamos. Como será depois? Foi à principal pergunta. Que ficou sem resposta!


Verifiquei que muitos alunos acreditam, ou melhor, muitos têm a certeza, de que a Presidenta pode ser retirada do cargo devido a má gestão ou preço alto do pão. Pude perceber, então, a fragilidade do conceito de Democracia, nas cabeças adolescentes. Eles simplesmente acreditam que, se a Presidenta for enxotada, pela maioria do Congresso, ela deve sim, sair do cargo. Quando questionei: Mas e o voto?? E as eleições diretas?? Fiquei sem resposta!


Assumo, como professora de História, minha responsabilidade pela total incompreensão dos meus alunos sobre o sistema politico democrático, sobre nossa democracia representativa. 


 

Verificada essa lacuna, tentei mostrar que fora da democracia e do respeito à legitimidade das urnas, o futuro é incerto e poderá ser obscuro. Basta lembrar da Ditadura do Estado Novo, nos anos Vargas, ou do Regime Militar, períodos em que tivemos nossos direitos políticos suspensos e fomos submetidos a cruéis regimes de exceção. 


Na verdade, se levarmos em consideração apenas os anos em que tivemos eleições diretas, universais e sem as fraudes da República Velha, nossa efetiva participação política no processo eleitoral tem pouco mais de quarenta anos, e não corridos. 


Considerando então, a instabilidade da nossa República, fica mais fácil compreender o período atual. Entretanto, a compreensão, torna o momento ainda mais surreal, visto que, o conhecimento histórico deveria nos levar incondicionalmente à defesa da nossa jovem e frágil República, defesa essa, que não tenho visto, infelizmente!


Ainda assim, a minha crença (meio profana) de que "só o conhecimento liberta" me faz continuar tentando

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner emprego