Foco é o público jovem. Atividade conta com apoio de Itaipu e começa nesta sexta-feira, 21, no Sinefi, em Foz do Iguaçu.
O jornalista e viajante Ike Weber, autor do livro De Mochila pelas Américas, inicia nesta sexta-feira (21) um ciclo de 12 palestras em Foz do Iguaçu e região. Com conteúdo lúdico e didático, o projeto Aprender a Empreender quer aprofundar o conceito do empreendedorismo para o público jovem e estimular iniciativas inovadoras e de promoção da igualdade social.
As duas primeiras apresentações serão nesta sexta-feira, no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi), das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. O cronograma segue até o início de novembro. Dos 12 locais de apresentação, 11 estão definidos (confira abaixo a agenda).
A iniciativa é uma realização da Literal Link Comunicação Integrada, com o patrocínio máster da Itaipu Binacional e apoio da Adetur Cataratas e Caminhos. As palestras têm como foco o público de escolas, instituições parceiras e projetos sociais de proteção à criança e ao adolescente mantidas ou apoiadas por Itaipu.
De acordo com Weber, os jovens receberão informação sobre planejamento, gestão, como aproveitar oportunidades e contornar obstáculos, além de muita motivação para empreender. As palestras são interativas, com linguagem acessível e muitas histórias sobre práticas e experiências concretas.
“O mercado de trabalho vem se estreitando com as sucessivas crises econômicas nacionais e internacionais, o que tornou mais difícil o ingresso de recém-formados em empresas e organizações tradicionais”, explica.
Segundo ele, “neste cenário, empreendedorismo é um caminho para educar adolescentes e jovens e, principalmente, para criar oportunidades de trabalho, geração de renda e qualidade de vida”, diz o jornalista. E complementa: “É um aprendizado que fomenta o protagonismo e a cidadania, prepara uma carreira profissional e confere iniciativa, determinação e independência”.
Mudança de vida
Weber contará um pouco de sua história como jornalista e comunicador e como mudou de vida ao largar a carreira de executivo pela de viajante e empreendedor. “Por um lado estava satisfeito, tudo em ordem. Por outro, buscava mais. O sonho de infância de viajar sem data para voltar me encantava e perseguia. Difícil seria encontrar a ocasião ideal para um novo desafio”, conta.
O jornalista fez duas jornadas empreendedoras de longo prazo, pelos continentes americano e asiático, com duração de quase dois anos. “Concretizar sonhos exige articulação, negociação, espírito de conciliação e esforço. Mas acredito ser a única forma de assimilar a vida até as entranhas, de forma única e visceral”, destaca.
Quem é
O palestrante Ike Weber atua como jornalista e comunicador há 28 anos. Foi repórter e editor em veículos de circulação regional e nacional como a Rede Globo de Televisão, a Editora Abril e os jornais Gazeta do Povo, Gazeta Mercantil e O Estado do Paraná. Por uma década esteve na função de diretor de Comunicação e Marketing Institucional do Sistema Federação das Indústrias do Paraná.
Nos últimos três anos tem se dedicado a projetos de Comunicação nas áreas de empreendedorismo e inovação e no registro de experiências em comunidades ao redor do mundo.
É autor do livro De Mochila pelas Américas, editado com patrocínio da Itaipu Binacional e disponível nas livrarias da Vila, Curitiba e Fnac. As expedições culturais e jornalísticas pelo mundo foram retratadas em blogs (www.ikeweber.com e www.gazetadopovo.com.br/blogs/de-mochila-pela-asia).
Como patrocinadora da iniciativa, a Itaipu Binacional associa, mais uma vez, o seu nome a valores como responsabilidade social, inovação, criatividade e capacidade de realização.
A Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), apoiadora do ciclo de palestras, é uma entidade sem fins lucrativos, formada por representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor.
Confira o cronograma de palestras Aprender a Empreender:
- 21 de outubro - 9h30 às 11h - Foz do Iguaçu - Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi)
- 21 de outubro - 14h30 às 16h - Foz do Iguaçu - Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi)
- 24 de outubro - Guaíra - 19h30 às 21h - Auditório Unipar
- 25 de outubro - Santa Terezinha de Itaipu - 20h às 21h30 - Auditório do Paço Municipal
- 27 de outubro - Santa Helena - 9h30 às 11h - Auditório da Câmara Municipal
- 28 de outubro - Foz do Iguaçu - 14h30 às 16h - Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida
- 31 de outubro - Foz do Iguaçu - 9h30 às 11h - Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)
- 31 de outubro - Foz do Iguaçu - 14h às 15h30 - Parque Tecnológico de Itaipu
- 1º de novembro - Foz do Iguaçu - 9h30 às 11h - Iate Clube Lago de Itaipu (Icli)
- 1º de novembro - Foz do Iguaçu - 14h30 às 16h - Iate Clube Lago de Itaipu (Icli)
- 4 de novembro - Foz do Iguaçu - 15h às 16h30 - Conselho Comunitário da Vila C
-
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,37 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.