Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
DOM EVARISTO ARNS: O CARDEAL DA HUMANIDADE
  Data/Hora: 16.dez.2016 - 18h 35 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar
Fonte: Helio Fernandes/Tribuna da Imprensa -
 
Dos maiores personagens com quem convivi. Fomos muito amigos, ele tinha precisamente a minha idade. Resistiu á ditadura, de uma forma pessoal e intransigente, não cedendo em nada aos generais de plantão. O Evaristo Arns, memorável, homérico, inesquecível, representando o que alguém pode ter de mais grandeza, coragem, convicção, está no assassinato e na Missa de Sétimo Dia, do jornalista Vladimir Herzog.
 
 
Em relação ao assassinato, nada podia ser feito. Foi um ato de covardia, rotineiro no comportamento deles. E mais desprezível, a tentativa de transformar em suicídio, um assassinato vil e premeditado. Com apoio da família, Dom Evaristo quis fazer da Missa um acontecimento nacional e internacional. Programou para a sua adorada Catedral da Sé.
 
 
Os generais vetaram, ordenaram: "Tem que ser numa igreja pequena e distante, pode ser em São Paulo". Sem arrogância, mas também sem concessão, respondeu: "Já programei tudo na minha Catedral, eu mesmo rezarei a missa". Ficaram 2 ou 3 dias insistindo. Não conseguiram nada. Para demover um homem como Dom Arns, só cometendo outro assassinato. Os generais podiam tudo, mas não podiam assassinar Dom Evaristo.
 
 
A missa se realizou na Catedral, espetáculo emocionante e indescritível, nas ruas e lá dentro. Nas ruas e do lado, milhares de pessoas, metade militares. Os chamados "atiradores de escol" ocuparam edifícios e residências, mirando a Catedral e a multidão. Inacreditável, mas histórico.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Exposição
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018