Nesta segunda-feira, dia 19, o Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves realizará uma exposição com o tema Mata Atlântica em comemoração ao Junho Verde, que é o mês do meio ambiente. Nessa ocasião, os Correios, em parceria com o Parque das Aves, estará lançando os selos Aves Brasileiras, retratando três aves nacionais que estão em perigo crítico de extinção: soldadinho-do-araripe, pararu-espelho e rolinha-do-planalto, sendo que este último é endêmico da Mata Atlântica.
Da Assessoria - A ação terá início às 9h, no novo espaço da Educação Ambiental do Parque das Aves, e contará com uma trilha monitorada com algumas escolas de Foz do Iguaçu, abordando temas sobre a Mata Atlântica. Além disso, representantes locais, juntamente com convidados dos Correios e do Parque das Aves, estarão presentes para prestigiar o lançamento dos selos, que acontecerá às 10h. A diretora geral do Parque das Aves, Carmel Croukamp, falará sobre a Mata Atlântica e o papel do Parque na conservação das aves desse bioma.
O pararu-espelho (Claravis geoffroyi), também conhecido como pomba-de-espelho, tem sua área de ocorrência na Mata Atlântica, que vai do Sul da Bahia até Santa Catarina. Porém, devido a caça e destruição de seu habitat, o pararu-espelho está em perigo crítico de extinção segundo a lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).
A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos do mundo, com uma grande riqueza de espécies de animais e plantas, algumas das quais só ocorrem neste bioma. No Brasil, aproximadamente 72% da população está concentrada na região da Mata Atlântica, dividindo seus remanescentes com plantas, mamíferos, anfíbios, répteis, insetos e aves. Uma das ameaças à sua biodiversidade é o desmatamento, que tem se intensificado a cada ano, só no ano passado aumentou em quase 60% em relação a 2015, fazendo com que muitas espécies da fauna e flora entrem em ameaça de extinção.
Este é o terceiro evento sobre o Meio Ambiente que é realizado pelo Departamento de Educação Ambiental. O primeiro aconteceu no dia 3 de junho, no Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu (TTU), com uma exposição sobre a fauna e flora da Mata Atlântica, promovendo assim uma conexão do público com o ambiente natural. Já a segunda aconteceu no Parque das Aves, utilizando as mesmas atividades, porém focando os visitantes do atrativo.
Com 22 anos de existência, o Parque das Aves atrai turistas de todos os lugares do mundo, mas principalmente brasileiros e argentinos. No Parque, o visitante entra em contato com mais de 1300 aves, de 143 espécies, 29 delas em perigo de extinção. O Parque das Aves fica ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu e está aberto todos os dias, das 8h30 às 17h. O ingresso custa R$ 40 e para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao Parque Nacional, mediante apresentação de comprovante de endereço no próprio nome e RG, o valor da entrada é R$ 10 (valores podem mudar sem aviso prévio).