Banner itaipulândia abril

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Cooperativa e parceiros discutem fomento a produção de mel no Oeste do Paraná
  Data/Hora: 12.jul.2017 - 15h 13 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

O Conselho Regulador do Mel do Oeste se reuniu para retomar os trabalhos, após a certificação de Indicação Geográfica (IG), do mel produzido na região Oeste do Paraná, expedida em 04 de julho, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A reunião objetivou definir as próximas iniciativas para a melhor apresentação do produto.

 

O Conselho é composto pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Itaipu Binacional, Cultivando Água Boa (CAB), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), e Município de Santa Helena.

 

Mercado

De acordo com o consultor do Sebrae, Emerson Durso, com o IG do mel produzido na região Oeste do Estado, uma série de desafios serão colocados em prática, como por exemplo, os mecanismos de controle de produção, visando ações para melhorar o mercado e produtividade.

 

Conforme Durso, o Conselho Regulador do Mel do Oeste busca dar credibilidade ao produto que é oferecido ao mercado. “Este é o momento para o apicultor se unir à cooperativa de mel, e com a força dos demais parceiros, buscar maior visibilidade de procedência do produto” destacou.

 

IG

O trabalho de Identificação Geográfica teve início em 2014, e desde então os envolvidos no projeto passaram por diversas capacitações para se chegar até a certificação do produto. “O projeto é um processo novo no Brasil e comtempla 52 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop)”, disse o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero.

 

Seminário

Na oportunidade, o Conselho Regulador também deliberou sobre o 7º Seminário da Apicultura, que ocorrerá em setembro, com representação ao segmento da apicultura e meliponicultura. “É provável que o seminário ocorra em Santa Helena e reúna mais de 300 participantes do estado Paraná e também de outros estados do Brasil”, ressalta o presidente da cooperativa.

 

Com a nova ferramenta e a busca de estratégias de gestão, objetivo é fortalecer a cadeia produtiva e oferecer benefícios aos associados.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018