O frio que atinge a região Oeste do Paraná requer atenção especial quanto à apicultura. A previsão é que haja temperaturas severas esta semana, com mínimas que podem chegar a 0 grau. A ocorrência de geada também está prevista. Além disso, outro fator preocupante para a apicultura é o vento frio, que, quando incide na parte interna das caixas de abelhas pode provocar o resfriamento, e até morte de larvas.
O alerta aos apicultores é feito pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste (Coofamel), já que as abelhas são insetos sensíveis à seca, chuva em excesso, calor e frio, o que influencia diretamente na produtividade. “No caso de muito frio, os insetos param de trabalhar e se aglomeram sobre a área de cria para conservar o calor corporal e aquecer as larvas”, observa Ângelo Valoto, do corpo técnico da entidade. Nesses casos, as abelhas também consomem mel e vibram a musculatura indireta de voo para gerar calor.
Dicas
Algumas dicas são importantes para evitar perdas com a chegada dos dias de clima frio. Na escolha do local para os apiários deve-se evitar pontos onde vente muito. Deve-se dar preferência a locais em que as caixas recebem a luminosidade que ajuda a aquecer as colmeias. As entradas devem ser voltadas para o lado contrário ao dos ventos prevalecentes na região, mesmo que sejam fracos. O apicultor também deve reduzir a entrada da colmeia para barrar o vento.
Deve-se evitar abrir as colmeias no frio, mesmo que rapidamente. Isso leva à perda de calor e as abelhas terão um desgaste enorme de energia e de alimento para conseguir elevar a temperatura até as condições aceitáveis novamente.
A alimentação dos insetos pode ser feita com açúcar Very High Polarization (VHP) para substituir a fonte energética e utilizar a massa proteica em substituição ao pólen, suplementos básicos para as larvas segundo Ângelo Valoto.
Previsão de frio
Para os próximos dias há previsão de frio intenso. A ocorrência de vento e chuva requer atenção quanto à umidade onde estão os apiários, fatores que favorecem a sensação térmica negativa e podem prejudicar os enxames.
A região Oeste agrega grande potencial de produtividade e por tal motivo é importante manter as recomendações para manter a potencialidade consolidada.