banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Apicultores do Oeste do Paraná devem ficar atentos para preservar apiários nos dias de frio intenso
  Data/Hora: 17.jul.2017 - 21h 54 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

O frio que atinge a região Oeste do Paraná requer atenção especial quanto à apicultura. A previsão é que haja temperaturas severas esta semana, com mínimas que podem chegar a 0 grau. A ocorrência de geada também está prevista. Além disso, outro fator preocupante para a apicultura é o vento frio, que, quando incide na parte interna das caixas de abelhas pode provocar o resfriamento, e até morte de larvas.

 

O alerta aos apicultores é feito pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste (Coofamel), já que as abelhas são insetos sensíveis à seca, chuva em excesso, calor e frio, o que influencia diretamente na produtividade. “No caso de muito frio, os insetos param de trabalhar e se aglomeram sobre a área de cria para conservar o calor corporal e aquecer as larvas”, observa Ângelo Valoto, do corpo técnico da entidade. Nesses casos, as abelhas também consomem mel e vibram a musculatura indireta de voo para gerar calor.

 

Dicas

Algumas dicas são importantes para evitar perdas com a chegada dos dias de clima frio. Na escolha do local para os apiários deve-se evitar pontos onde vente muito.  Deve-se dar preferência a locais em que as caixas recebem a luminosidade que ajuda a aquecer as colmeias. As entradas devem ser voltadas para o lado contrário ao dos ventos prevalecentes na região, mesmo que sejam fracos. O apicultor também deve reduzir a entrada da colmeia para barrar o vento.

 

Deve-se evitar abrir as colmeias no frio, mesmo que rapidamente. Isso leva à perda de calor e as abelhas terão um desgaste enorme de energia e de alimento para conseguir elevar a temperatura até as condições aceitáveis novamente.

 

A alimentação dos insetos pode ser feita com açúcar Very High Polarization (VHP) para substituir a fonte energética e utilizar a massa proteica em substituição ao pólen, suplementos básicos para as larvas segundo Ângelo Valoto.

 

Previsão de frio

Para os próximos dias há previsão de frio intenso. A ocorrência de vento e chuva requer atenção quanto à umidade onde estão os apiários, fatores que favorecem a sensação térmica negativa e podem prejudicar os enxames.

 

A região Oeste agrega grande potencial de produtividade e por tal motivo é importante manter as recomendações para manter a potencialidade consolidada.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Lúcia Helena