O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizará Assembleia Geral Ordinária (AGO) sexta-feira (28), em Foz do Iguaçu. A reunião ocorrerá no Espaço Educativo do Ecomuseu da Itaipu Binacional e deve reunir prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais e empresariais da região.
Dentre os assuntos em pauta está a manutenção de parcerias para atender às demandas regionais e prestação de contas. Além disso, outros assuntos de interesse comum poderão ser abordados na assembleia, segundo a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Rambo Loffi. “As parcerias que estamos buscando com a Itaipu Binacional visam propulsar as iniciativas para atender aos pleitos da região”, frisa.
Os interesses regionais perfazem, desde melhor qualidade de vida até a execução de cursos, investimentos em turismo e áreas que auxiliam os municípios no cumprimento de metas e objetivos do Programa Cidades Sustentáveis, por exemplo.
Com base nas parcerias existentes, o Conselho dos Lindeiros encara o trabalho conjunto como fundamental para a definição de estratégias pertinentes e de interesse tanto da região como da Itaipu Binacional. As tratativas serão mantidas junto com o diretor de Coordenação, Hélio Gilberto Amaral.
Dentre os assuntos estão, o repovoamento de peixes no Lago de Itaipu, concessão de uso dos terminais turísticos, energias renováveis, cursos para operadores de máquinas, Programa Cidades Sustentáveis, Encontros e Caminhos CAB e Gincana Jovens Lindeiros Ligados a Vida.
Segundo presidente do Lindeiros, a manutenção e elaboração de novas parcerias está entre os principais objetivos da pauta com a Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, como forma de beneficiais os municípios e suas administrações.