O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná se reuniu nesta quarta-feira (26), em Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde ocorre o Paraná TIC 2017. No ato participaram os deputados, federal, Alex Canziani, e estadual, Guto Silva. A intenção é viabilizar projetos com o apoio de forças políticas. Fazem parte do comitê diversos órgãos, governamentais e não-governamentais, caso de universidades, Arranjos Produtivos Locais (APLs), e entidades ligadas ao setor no Estado.
Alguns pleitos, caso, por exemplo, da viabilização de uma unidade ao Paraná da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), estiveram em pauta. O órgão trabalha o fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
Esforço conjunto
A partir de um esforço conjunto entre os setores privados, representações institucionais e bancadas políticas, devem ser encaminhadas demandas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para os governos estadual, e federal. Nos próximos dias uma agenda está proposta com o governador Beto Richa, esforço na busca de sensibilização dos gestores públicos com relação às necessidades do setor.

Conforme o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), Roberto Carpes, a reunião em Foz do Iguaçu, com a presença de deputados, foi muito importante no encaminhamento dos pleitos de TIC. “A união com o meio político em busca de força para desenvolver a tecnologia da informação e comunicação do Oeste do Paraná é muito interessante”, salienta.
Paraná TIC
O presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), Adriano Krzyuy, ressalta a importância do trabalho que está sendo desenvolvido. “O Paraná TIC já é uma entrega do primeiro ano de atividades da Governança de TIC”, ressalta.
“Precisamos traduzir o que o segmento tem de demandas. É feito um trabalho de planejamento junto a outros órgãos”, observa o deputado estadual Guto Silva. Trabalhar os pontos específicos de fortalecimento do setor para potencializar os resultados está entre os objetivos nos próximos dois anos.
Apoio governamental
A bancada tem a clareza sobre o que o setor de TIC representa para o Paraná e para o Brasil, segundo Canziani. “O setor está em desenvolvimento, mas pode aumentar ainda mais sua representatividade a partir de ações conjuntas”, frisa.
Resolver os gargalos e viabilizar recursos para realizar os projetos pautados é o próximo passo para a Governança Estadual. Novas estratégias de desenvolvimento serão adotadas a partir da união dos atores no Estado, com apoio de representantes nacionais.