Em matéria enviada a nossa redação, o desportista e técnico da Zanette Ludeke Futsal, Henry Herzog, nos relata como começou a história destes “Meninos de Ouro”, como ele próprio denomina. “Tudo iniciou como uma brincadeira no dia 06 de junho de 2013. O que eu queria mesmo era ver o meu neto Juan Henry Herzog do Nascimento praticando esporte”, conta – iniciando-se assim junto com seus amigos - o Sub 09 – para disputar o Campeonato da Rádio Jornal e a Copa Lions de 2013.
“Começamos com 08 atletas na Categoria Sub 09 e fomos campeões dos dois campeonatos no mesmo ano. De lá para cá o time só foi crescendo com várias crianças querendo fazer parte da equipe”, relata com alegria, salientando que foi então que o Sr. Pedro Zanette, sua filha Ester Zanette Ludeke e seu genro Charles Ludeke, com a ajuda e patrocínio e a sua organização começaram a montar mais categorias.
Hoje o Zanette Ludeke Futsal conta com 50 (cinquenta) crianças na faixa etária de 07 a 14 anos, onde 70% são carentes, sem condições de comprar um tênis para os treinos e jogos, nem materiais escolares. “Para ajudar na compra desses materiais, promovemos rifas e pedimos auxilio no comércio local”, esclarece Henry.
Segundo Henry, atualmente o time conta com a ajuda espontânea de diversas pessoas, entre os quais o senhor Carlos Monteiro, preparador físico (formado em Educação Física); Silvanir Bortoluzzi treinador de goleiros, sendo ele próprio treinador, ressaltando que a Zanette Ludeke Futsal não tem fins lucrativos. “São todos voluntários em prol dos meninos, onde os pais que se ajudam uns aos outros para ver as crianças felizes”.
Nesses quatro anos de fundação já foram disputados 13 (treze) campeonatos, sendo que desses foram campeões em 09 (nove); 03 (três) vezes vice-campeões e um quarto lugar. “No momento estamos disputando em Foz do Iguaçu, a XXX Taça Foz de Futsal o Citadino. No dia 01 de setembro começa o Campeonato Paranaense Sub 15 que também vamos participar”, relata com muito orgulho.
Segundo Henry, os planos para o futuro é dar condições para que essas crianças possam disputar todos os campeonatos as competições em nível de Estado e fazer deles jogadores profissionais. “Em cada campeonato e aniversário do time, sempre reunimos todas as categorias para um almoço de confraternização (churrasco) para todos os jogadores com seus familiares, onde passamos um dia agradável”, pontifica.
Se. Henry Herzog é um exemplo de de fé e determinação, João da Silva, admiro muito sua coragem em tirar estás crianças da rua para se dedicar ao esporte.