banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Seminário de apicultura e meliponicultura em Santa Helena foca em inovação
  Data/Hora: 15.set.2017 - 17h 40 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

No contexto geral, a produtividade aumenta a partir da profissionalização dos apicultores

 

Da assessoria - Quem quer produzir mais, ter mais lucros, expandir o mercado, precisa se profissionalizar. Foi neste sentido que falou uma das referências em apicultura no Estado do Paraná, o consultor Robson Raad. O tema foi abordado juntamente com outros assuntos que fizeram parte da grade de palestras do VII Seminário de Apicultura e Meliponicultura do Oeste do Paraná.

 

 

O segredo é ter um compromisso maior com a atividade. O mercado apresenta uma grande demanda, porém, para atendê-la é necessário querer se profissionalizar, o que significa evoluir, aplicar tecnologia, segundo Robson Raad. “A capacitação, o acúmulo de conhecimento aplicado ao setor produtivo, resulta em profissionalização”, explica.

 

Potencial do Oeste

A Indicação Geográfica (IG), Mel do Oeste, por exemplo, é outro fator que deve servir de estímulo para a padronização e profissionalização. “Se não tivermos empenho, a Indicação não trará resultados”, pondera Robson Raad.

 

A região Oeste do Paraná passa por um processo evolutivo significativo, no entanto, há muito a ser explorado, conforme o presidente da Federação Paranaense de Apicultura (Fepa), Lindomar Assi. “A região é referência no Paraná, Estado que se destaca no Brasil pela produção do mel, e isso é bastante animador”, ressalta.

 

Cooperativismo

“A organização em cooperativa é muito importante para a expansão e profissionalização”, observa Assi. A garantia de escoamento e a sustentação do preço do mel proporcionam segurança a quem produz, segundo o presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), Wagner Gazziero.

 

Atualmente com 240 associados, a Coofamel mantém sua trajetória de expansão na região Oeste do Paraná. O mel do oeste do Paraná atende milhares de pessoas no Estado, além de ser destinado à exportação.

 

Seminário

O Seminário de Apicultura teve início com a assinatura do Termo de Repactuação da Indicação Geográfica ‘Mel do Oeste’, uma marca de identificação da produção, segundo o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Emerson Durso.

 

 Com mais de 200 participantes, segundo Gazziero, o evento é avaliado positivamente. Caravanas de diversos municípios do Oeste do Paraná estiveram presentes, o que credita e estimula a continuidade dos trabalhos. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein