Explorar técnicas e temáticas da música erudita e popular. Essa é a proposta do concerto didático “Experimentando a canção”, que será apresentado nesta sexta-feira (13), às 19h, na Fundação Cultural. O recital integra a programação cultural do “Cê na Sexta”, uma parceria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu que trará, toda sexta-feira, uma atividade cultural nas áreas de teatro, dança, música e cinema. O projeto foi inaugurado no dia 6 de outubro com a peça teatral “Ópera do Malandro”, que lotou o auditório da Fundação Cultural.
O objetivo do projeto é criar um espaço para divulgar espetáculos de artistas locais, tornando acessíveis para a comunidade diferentes linguagens e vertentes culturais. “Queremos que a comunidade iguaçuense conheça e consuma o que está sendo produzido de cultura na nossa cidade. Por enquanto, nosso ponto de encontro será o auditório da Fundação, mas nosso objetivo é mostrar que a cidade tem artistas e público e merece ganhar novos espaços culturais”, explicou o regente da UNILA e coordenador da área de Música do projeto, Gustavo Henrique Pinto, durante o lançamento do "Cê na Sexta". Todas as atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição prévia.
O “Cê na Sexta” é um primeiro passo para a criação e consolidação do Pacto pela Cultura, uma iniciativa que pretende formar uma rede de promoção cultural integrada, envolvendo – além da UNILA e da Fundação Cultural – instituições como a Itaipu Binacional, Fundação PTI, Unioeste, IFPR, Conselho Municipal de Cultura e Sistema S. Representantes dessas entidades já estão se reunindo para construir, de forma colaborativa e participativa, os documentos norteadores dessas ações.
Programação - Cê na Sexta
Horário: 19h
Local: Fundação Cultural
13 de outubro – Concerto didático “Experimentando a canção”, com integrantes do projeto de extensão Curso Preparatório de Canto
20 de outubro - Danza Tinku (acadêmicos da UNILA), Dizendo Adeus - Modalidade Estilo Livre (grupo de dança do centro comunitário da Vila C), Dança do Ventre (Shadia Scherer), Dança Circular - Outubro Rosa "Alegria de viver e amar" (UNILA).
Vestir uma peça de roupa rosa. Doação de maquiagem e lenços para cabeça que serão doados para o Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
28 de outubro - Exibição e debate do filme “A Gente” (Grafo Audiovisual/ RPC – Direção: Aly Muritiba)