Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Experiência não se guarda
  Data/Hora: 26.fev.2018 - 10h 6 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar
                      Joao Baptista Herkenhoff
 
 
Foto: internet - o vale do ribeira - As pessoas idosas não têm o direito de guardar para si a experiência que a vida proporcionou. Na opinião do filósofo inglês Alfred Whitehead, a experiência não é para guardar. É preciso que alguma coisa façamos com ela.
A aposentadoria pode não implicar encerramento de atividades, mas apenas redução de compromissos exigentes. São múltiplas as novas experiências possíveis. Que cada um encontre seu caminho. Que a sociedade não cometa o desatino de desprezar a sabedoria dos mais velhos.
 
Se o aposentado sentir-se feliz usufruindo da aposentadoria, simplesmente, essa atitude não merece qualquer reparo. Ele fez jus ao que se chama ócio com dignidade (otium cum dignitate).
O pedagogo tcheco Comenius ensina:
 “No ócio, paramos para pensar, para correr no labirinto do autoconhecimento, para investigar nossa condição de seres humanos. Não se trata de passar o tempo, mas de penetrar no tempo, em busca do essencial. Não é tempo perdido, é tempo sagrado e consagrado.”
 
Usei o verbo no presente do indicativo – Comenius ensina, e não no passado – Comenius ensinou, embora se trate de um escritor morto, porque a sabedoria não morre.
 
Seguindo o conselho de Whitehead, tenho andado por aí a semear ideias.
Falei em congressos. Ministrei seminários e cursos de pequena duração. Os convites foram feitos por universidades, faculdades, OABs, igrejas de diversas confissões. Compareci com a palavra em todos os Estados da Federação.
O mais relevante não é o valor real das ideias apresentadas, mas sim o fato de que a semeadura foi feita com alegria, espírito reto e boa vontade.
 
Os temas das palestras, seminários e cursos giraram em torno das seguintes disciplinas -  Ética, Hermenêutica, Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito.
 
Habitualmente, as instituições que promovem os eventos fornecem certificados de participação, muito uteis nas provas de títulos dos concursos.
 
 
João Baptista Herkenhoff é magistrado aposentado, Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo, professor itinerante e escritor. Publicou, dentre outros livros: Encontro do Direito com a Poesia – crônicas e escritos leves (Editora GZ, Rio).
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Bassani