Apresentação foi sábado, 21 de abril, no Cineteatro Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu
Da Assessoria - Fotos em anexo de Kiko Sierich. As cadeiras posicionadas atravessavam o palco para a entrada (silenciosa) dos personagens. Mais ao canto, o pianista criava a melodia que embalava canções e público. A história de “Hoje é Dia de Rock” é em torno de uma família do sertão (pai, mãe e cinco filhos) que vendem suas terras em busca de algo melhor na cidade grande. A trama se desenrola conforme cada um vai tomando rumo da vida, entoando músicas de Milton Nascimento a Elvis Presley.
O espetáculo emocionou o público presente no Cineteatro Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu, no feriado de Tiradentes (21 de abril). Dirigida por Gabriel Villela, a peça do Teatro de Comédia do Paraná entrou na Agenda Cultural de Foz do Iguaçu, parceria entre a Fundação Cultural e PTI desde outubro do ano passado. “Nosso desejo é promover a cultura e devemos nos unir a quem faz isso acontecer. A Fundação Cultural tem sido um grande parceiro. Além dessa apresentação, teremos outras no decorrer do ano”, antecipa a gestora do programa de Educação e Cultura do PTI, Jéssica de Lima.
Um detalhe importante a ser ressaltado é que todas as atividades da Agenda Cultural de Foz do Iguaçu são gratuitas. “Teremos teatro, oficinas, dança, várias ações de cultura para conseguirmos fortalecer nosso território. A intenção é trabalharmos juntos e não ignorar quem mais queira fazer parte disso. Queremos que esse fluxo cresça, queremos trazer mais coisas, porque Foz tem essa pegada criativa, múltipla, de diversidade, para torná-la, também, numa cidade de destino cultural”, avalia o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
A primeira atividade da Agenda Cultural em 2018 foi sucesso entre os presentes. Para a auxiliar de Marketing Digital, Carolina Soares, de 28 anos, ações como essa mostram que a cidade está evoluindo. “Achei o espetáculo maravilhoso, muito bonito e tocante. Fiquei emocionada. Temos que prestigiar essas apresentações, ainda mais sendo gratuitas. E, pela quantidade de gente que tinha aqui hoje, mostra que as pessoas estão prontas para consumir esse tipo de entretenimento. Isso é muito legal”.
Fórum de Cultura
Além de promover apresentações culturais, a parceria entre Fundação e PTI tem a intenção de realizar um Fórum de Cultura da tríplice fronteira. “A proposta do Fórum é identificar, na região trinacional, quais são as potencialidades artísticas e culturais. Reunir esses atores, para saber quais as necessidades e o que podemos fortalecer, sem perder a essência do que é cada país, mas juntá-los e promover a integração das culturas”, explica Jéssica.
Ainda sem data definida, o evento está previsto para acontecer em novembro, em Foz do Iguaçu. “A intenção é entender o que podemos compartilhar. Já compartilhamos turisticamente muita coisa. Queremos aproveitar esse potencial também na cultura”, encerra a gestora.