Começou no último sábado (19) o Campeonato Suíço AABB Verão 2019 – Taça Planta Máquinas com a participação de oito equipes, formada de sócios e convidados pela Organização.
Supersatisfeita com o resultado da primeira rodada, tanto com o número de participantes, como também com a disciplina dos atletas em campo, a presidente da AABB, Regina A. Minosso Panatta nos lembrava de que: “sem ter o lucro como objetivo e sim, aprimorar o lazer e incentivar o companheirismo e o espírito esportivo, é que estamos organizando esta competição. Com a contribuição de todos temos conseguido melhorar as instalações e visando aumentar o número de associados, convidamos diversos desportistas da nossa comunidade que ainda não são sócios para conhecer o nosso Clube e quem sabe, ser mais um parceiro nesse trabalho que estamos realizando".
Segundo ela, a realização desta primeira rodada transcorreu dentro do planejado. "Estou muito feliz com a disciplina e a colaboração de todos nessa primeira rodada. Espero que esse clima de harmonia e respeito permaneça por toda a competição”, nos disse Regina.
O empresário Márcio Morgan, que além de participar como atleta também tem ajudado na Organização, mantém o foco na mesma direção. “Esse é um local de lazer e recreação e fico imensamente feliz em ver os atletas com seus familiares torcendo, vibrando e o mais importante, num clima de respeito e valorização do esporte”.
Nesta rodada, antes do início de cada partida, Márcio e Regina, fizeram questão de se reunir com os atletas no centro do gramado para reforçar esses princípios que rege o espírito esportivo. “Estamos adaptando ao regulamento da competição, pela primeira vez em competições realizadas aqui na AABB, alguns itens que no nosso ponto de vista vai fazer com que o jogo fique mais dinâmico, onde o próprio atleta vai procurar evitar as faltas, auxiliando inclusive o trabalho da arbitragem”, explicou Márcio, referindo-se a uma linha pontilhada que fica a 15 metros da linha de fundo, onde a falta sofrida naquele espaço é feita a cobrança com tiro livre direto.
Os Jogos
No primeiro jogo, a equipe da Seguragro, foi goleada pela INNOVA pelo placar de 06 x 01. Um dos destaques do jogo foi Juninho que marcou cinco vezes e já abriu uma enorme dianteira na competição em busca do cobiçado Troféu de Artilheiro. “Tudo deu certo hoje. Marquei um gol de cabeça, sem a mínima intenção de cabecear a bola – foi ela que bateu na minha cabeça. Num outro lance, eu errei o chute, terminei enganando o goleiro e marcando o gol”, comentava Juninho muito bem humorado, logo após a partida.
No segundo jogo, Ecotruk e Cresol empataram em 0 x 0, num jogo bastante equilibrado, onde prevaleceu a boa atuação dos goleiros com ótimas defesas.
No terceiro jogo, a equipe da Rádio Jornal/AB Insumos venceu a equipe do Laticínios Kase pelo placar de 03 x 01, num jogo bastante movimentado, onde os Árbitros tiveram que distribuir vários cartões amarelos para manter a disciplina. Neste jogo, aliás, apareceu pela primeira vez a questão das cobranças de faltas dentro e fora da área pontilhada.
Numa dessas cobranças, inclusive, em que a falta aconteceu para trás da linha pontilhada, Kennedy esperto, cobrou rápido e deixou o Flávio na cara do gol sem marcação. O goleiro Pererão saiu e Flávio tocou para Leonardo, que só teve trabalho de empurrar para o fundo das redes.
No quarto jogo, o empate em dois a dois entre Frigonzatti e Grazy Flores, ficou de bom tamanho. Um jogo bastante equilibrado, com várias lideranças em campo, que deram bastante trabalho para a arbitragem.
O Pênalti. Um dos lances que mais suscitou reclamação foi à marcação de uma penalidade em cima do atacante Carlos André. No intervalo do jogo, o Goleiro da Frigonzatti, explicava para os seus companheiros que ele saiu para pegar a bola e que não tinha cometido o pênalti.
Como estava assistindo o jogo bem em frente, disse a ele que a intenção dele, realmente foi ir de encontro à bola – “o problema é que entre você e a bola estava o Carlos André que subiu e a matou no peito e, em seguida, caiu estatelado no chão pelo encontrão que você deu nele pelas costas”, tentando demonstrar a ele que a marcação foi correta.
A QUESTÃO DISCIPLINA
O bom desta primeira rodada foi vermos o comportamento das pessoas - tanto dentro como fora de campo, o clima foi de muita camaradagem, sem os tradicionais palavrões que se vê por aí. Apenas palavras de incentivo, encorajamentos, sem aqueles tradicionais gritos de prepotência, esnobismos, arrogância, querendo demonstrar, principalmente para a arbitragem de que, a mesma tem que ser perfeita, não pode errar, tem que acertar todas em favor da sua equipe.
Sentado ao lado do campo com diversos atletas assistindo o último jogo, nos comentários entre eles, num dos momentos em que o Árbitro Júlio parou a partida para chamar a atenção de dois atletas que estavam se enroscando em campo, uma das coisas que pude notar foi à importância destas competições com respeito à evolução da espécie humana.
Os quatro que estavam do meu lado parabenizaram a atitude do Árbitro que com elegância e autoridade parou o jogo e advertiu os atletas.
Naquele momento me lembrei dos ensinamentos da Coco Chanel: “Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe”.
Resultado da Primeira Rodada
15h30min – INNOVA 06 X 01 SEGURAGRO
16h30min – ECOTRUCK 00 X 00 CRESOL
17h30min – LATICÍNIOS KASE 01 X 03 RADIO JORNAL
18h30min – FRIGONZATTI 02 X 02 GRAZY FLORES
No próximo Sábado (26), vamos ter os seguintes jogos
16h00 - INNOVA x Rádio Jornal/AB Insumos
17h00 – Friconzatti X Cresol
18h00 – Ecotruck X Laticínios Kase
19h00 – Seguragro X Grazy Flores.
Equipes:

Equipe Rádio Jornal / AB Insumos

Equipe Laticínios Kase

Equipe Frigozatti

Equipe Grazy Flores

Equipe Cresol

Equipe Ecotruck

Equipe Innova

Equipe Seguragro

.jpg)