Por Camyle Hart, via redes sociais,
O dia corre tranquilo, tudo sob controle. A gente trabalha, estuda, resolve uma situação e outra e o dia passa normalmente. Tudo parece estar bem.
Então chega a noite e nos distraímos um pouco, descansamos e vamos dormir. Não há dificuldades em pegar no sono e, pronto, adormecemos.
Porém, lá pelas três ou quatro horas da madrugada despertamos. Vamos ao banheiro, tomamos um pouco de água e voltamos para a cama. E então começa o pesadelo. É um tal de rola pra cá, vira pra lá, ajeita o travesseiro, tira a coberta, põe coberta... parece que tem pó de mico no lençol. A mente acelera e começamos a lembrar dos problemas. Muitas vezes, são pequenos problemas do dia a dia, mas que, à noite, parecem gigantescos, como sombras enormes vindo para cima de nós a nos sufocar.
Aquelas pequenas coisas, que durante o dia pareciam irrelevantes, à noite ganham proporções que nos causam terror, pânico. O sono vai embora e dá lugar à angústia, ao medo. Nada mais nos acalma, somente os primeiros raios de sol entre as cortinas. Situações assim tem se tornado comuns, principalmente na pandemia, quando ficamos muito isolados em casa e mudamos nossa rotina.
E essa angústia da madrugada tem uma força e dá tanto desconforto que parece não ter fim. O corpo fica desconfortável, dá a sensação de que é difícil respirar, o peito aperta, dá uma gastura nas mãos e pés e não relaxamos em nenhuma posição. Único jeito é levantar.
E o que podemos fazer para aliviar todos estes sintomas e conseguirmos ter uma noite plena de sono?
Essencial relaxar no período da noite. Não ficar muito tempo exposto às luzes do celular e computador; ter horário rotineiro para ir dormir; ler um livro; fazer exercícios físicos com regularidade. Porém, o principal é entender que à noite não vamos resolver nossos problemas. Se é uma questão financeira que só poderá ser resolvida no Banco, por exemplo, devemos ter em mente de que só resolveremos a questão quando o Banco estiver aberto, às nove ou dez horas da manhã. Não adianta ficar remoendo a situação várias vezes na madrugada.
Respirar e condicionar o cérebro a relaxar à noite. Não é algo impossível de se fazer, basta ir internalizando de que cada situação tem seu momento certo para focarmos e dispender energia em sua direção.
“Quando se tem insônia você nunca dorme de verdade e você nunca acorda de verdade.” Clube da Luta