Fonte: Trilha da Onça, via redes sociais,
Ela fica em Serranópolis, no Parque Nacional, e foi aberta e é mantida por Mautri e Kátia Zardim, do Time Panthera, e colaboradores.
É uma atividade do Time Panthera, o programa de Ciência Cidadã do Projeto Onças do Iguaçu, que envolve a comunidade lindeira ao parque nas ações de conservação da onça-pintada.
É uma trilha linda na mata, uma maravilhosa possibilidade de conexão com a natureza, com o parque e com toda a vida que nele existe.
O Time Panthera cuida com amor e dedicação dessa trilha, de forma voluntária: limpa, cuida, constroi ponte, instala placas.
O projeto Onças do Iguaçu forneceu também banner e placas, para que a trilha possa também ser uma fonte de informação e ajudar a conectar as pessoas com as onças.
Nesse final de semana, o portal da trilha foi vandalizado: derrubado e destruído. O banner que nós fizemos, com uma onça-pintada, levou um tiro. Um tiro na foto, bem na testa da onça.
Sabe, gente, tem muitas pessoas (mesmo) circulando pela Trilha da Onça. Muitas famílias, amigos, pessoas da região que adoram o local e tem a trilha como uma oportunidade lindeza de lazer e encantamento.
Só que isso atrapalha um pouco a vida dos caçadores que circulavam por ali. Porque agora, tem olhos que cuidam. Olhos que amam. Olhos que se importam.
Se o objetivo de quem fez isso era acabar com a trilha, não funcionou.
Se queriam que a gente desanimasse e desitisse, não funcionou.
Se queriam acabar com tudo, não funcionou.
Nesse momento tão difícil, onde é tão importante o amor, o respeito, a união, vocês optaram por espalhar destruição....
Que pena para vocês...
Esse vandalismo, ao invés de afastar as pessoas, gerou foi uma super mobilização da comunidade para a proteção da Trilha da Onça.
E nós seguiremos firmes e fortes.
A gente colhe o que planta nesse mundo.
Tem gente que aprende pelo amor.
E tem gente que escolhe aprender pela dor.
Cada um, cada um né não?
Seguimos! Sempre! Espalhando lindeza.
Se destroi, a gente refaz.
Conheça mais sobre a Trilha da Onça aqui no Face: trilhadaoncapni, e junte-se a nós para defendê-la