Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Entendimentos e desentendimentos do mundo
  Data/Hora: 11.mar.2022 - 18h 23 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr 

 

Para os incautos, o mundo e a sociedade são fontes de sofrimento e lamentações. Já para os entendidos, providência de lições e aprendizagens. O que seriam as provações e empecilhos senão maneiras de estimular o raciocínio e o comportamento para novos patamares pessoais? 

 

Na transitoriedade da vida, é essencial gerir com prudência as horas e fazer da vivência autêntica passagem de Jesus na terra. Uma vitória da inteligência e do amor. É superar as visões estreitas e o encanto da matéria para adentrar em algo superior: as conquistas atemporais que ninguém consegue roubar. De nos renovarmos e sermos cada dia melhor com o esforço de querer e de nos esforçarmos para tal. Mais do que uma oportunidade para ser desperdiçada em férias eternas, uma existência com trabalho útil e de aprimoramentos. 

 

O educandário do ser é primoroso nas lições e também nas recompensas. Mas quem não aprende a andar na vida, esta faz caminhar por meios próprios. Assim, mais do que esperar o momento especial e único, a certeza de que toda oportunidade é chance de renovação e perfectibilidade. De agir e praticar para aprender mais. Com a ação, a motivação aparece. A inércia e o medo pessoal apenas são bloqueios passageiros. Quem entende os propósitos do mundo não se prende ao dinheiro, tampouco à matéria, mas as conquistas imateriais que testemunham a certeza de ter realizado todo o bem possível. De chegar na velhice amigo da própria consciência, legítimo juiz de nossa existência.

 

Paulo Hayashi Jr - doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein