Por Paulo Hayashi Jr.,
Muitas vezes para ganharmos o dia precisamos de uma linda manhã de sol. A consciência plena de perceber o cheiro das horas, da grama cortada, dos primeiros raios luminosos. Agora, ao perceber a existência de diversas coisas belas e que não foram criadas pelo homem e que tudo deve ter tido um início, Deus existe. O iniciador de tudo, mas que não é egoísta e possessivo e faz dividir a responsabilidade de criação com o ser humano.
Somos não apenas herdeiros de Deus, mas cocriadores de nossa vida e do mundo que estamos perto. Por meio dos nossos atos, palavras, pensamentos e ações afirmamos nossa presença e pelas nossas escolhas somos levados para momentos felizes ou não. Nas palavras de Paulo de Tarso: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm" - 1 Cor 6:12.
Podemos criar momentos para serem eternizados em nossa memória com satisfação e plenitude, assim como o inverso. É a aprendizagem e o caminho da responsabilidade sagrada que nos pede dedicação e prudência. Somos aquilo que nós escolhemos ser e estamos no lugar onde nós mesmos nos colocamos. Por isso, espero que todos tenham uma manhã de sol fantástica aonde se possa dizer que a semente do amor fraterno rompeu a casca da inércia e do comodismo. Adotar a postura proativa de nosso próprio destino e de intensificar o bem no mundo retrata este despertar. Muito mais do que uma simples consciência para os problemas cotidianos, algo que transcende e inunda o ser de consciência cósmica e gratidão.
Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.