banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O Porta Lápis
  Data/Hora: 9.set.2022 - 17h 3 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr., 

 

O singelo porta lápis é um instrumento que não chama muito a atenção. É um trabalhador silencioso e discreto que nos auxilia a organizar os diversos objetos que nos são úteis no ofício no dia a dia. Desde lápis, canetas e clips até borrachas, tesouras e afins. Como estrutura padrão, tem uma abertura na parte superior e não permite que os objetos caiam. De certo modo, podemos utilizá-lo como metáfora do ser humano. 

 

Somos aqueles que guardam lembranças, eventos e organizam ideias, conceitos, percepções e teorias. Dependendo da perspectiva utilizada valorizamos certos objetos e características do que outras. São os valores pessoais e jeito de ser, nossas idiossincrasias que nos auxiliam a perceber, a reter e estruturar a maneira como expressamos nossa vida interior por meio de ações e atitudes exteriores. Podemos ser afirmativos e ver a vida e os eventos de maneira positiva e radiante, ou o contrário. A decisão está em nós. Cabe a cada um decidir qual direção seguir. 

 

Escolhas e consequências. Umas certamente mais felizes do que outras. Para alguns, o vento assobia e brinca com os cabelos. Para outros, o ar assusta e uiva como protagonista de cena de terror.

 

Viver a existência que busca o lado luminoso é ser aquele porta lápis que guarda e destaca os bons sentimentos, as lembranças favoráveis, as cenas que possibilitam futuros positivos. Apenas assim é possível que o tempo venha com a doçura suficiente que madura o ser ao invés de transformá-lo em vinagre de si mesmo.

 

Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani
Banner Exposição