Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A laranja
  Data/Hora: 27.out.2022 - 14h 53 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. 

 

Rica em vitamina C, a laranja é lembrada em muitas ocasiões. Desde encontros informais na varanda da casa para o aproveitamento da fruta em natura até mesmo como elemento de decoração em jardins que nos remetem aos primórdios da civilização. De fácil consumo, a laranja pode nos remeter a diferentes indagações sobre a própria vida. Por exemplo, em uma fruta tem algumas sementes, mas em uma semente quantos frutos teria? Talvez um pomar inteiro, dependendo do capricho e disciplina no cuidado dos resultados. Além disso, pode-se estender sobre a constituição e existência do ser humano.

 

Na visão materialista do mundo, o indivíduo seria restrito à parte física, o corpo biológico, a massa bruta. Todavia, na abordagem sagrada espiritual, o indivíduo é muito mais. É a alma do ser que ultrapassa as qualidades da matéria para ir de encontro ao suprassumo de Deus. É a partícula divina e imaterial que dá sustentação ao físico e que busca angariar conhecimentos e experiências para o progresso. Não é se restringir a uma única laranja, mas ao pomar divino da criação. Cabe a cada um desenvolver a caridade, o amor e a sabedoria que permitam esta percepção de que a vida é muito mais do que simples matéria. 

Para tanto, a espiritualidade é rota necessária para o desenvolvimento das competências para a felicidade e a integralidade do ser. Apenas por meio do aproveitamento do sol, podem as plantas crescerem de maneira bela e benéfica a todos. Cabe ao indivíduo progredir-se para o alto também.  

 

Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite