Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Afeições e equipe
  Data/Hora: 27.nov.2022 - 5h 54 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr

 

A palavra afeição tem origem no latim affectio e se refere a algo que afeta, influencia e que causa uma impressão. Em especial, de afetar o outro, de atraí-lo com os sentimentos favoráveis. Quem influencia com simpatia acaba recebendo em troca, por reciprocidade, a ajuda semelhante. 

 

Agir com sentimentos positivos, seja no ambiente de trabalho, seja na família, constitui a construção de um espaço especial de vida. Assim como nos ninhos das aves, o ambiente nos protege e estimula o desenvolvimento nas horas devidas. Com isso, mantém-se os sentimentos alinhados com o grupo de forma a possibilitar a execução do lema dos três mosqueteiros de Alexandre Dumas: "um por todos, todos por um". 

 

Cabe ao líder consciencioso perceber a necessidade de um ambiente digno e favorável ao trabalho para que a solidariedade espontânea e produtiva apareça. Não é por acaso que o coleguismo e a afeição se mantêm, mas exige esforço, sacrifício e preocupação com o próximo. De ajudar a equipe de maneira altruística e com o abandono do ego, da vaidade e também, da zona de conforto que paralisa as ações afirmativas. Quem investe em apreço e movimenta ao mesmo tempo, as mãos e sentimentos para as obras conseguem angariar simpatia. Apenas a afeição sem ação acaba se tornando rota para a inércia ou exploração.

 

Feliz daqueles que não se cansam de trabalhar e de investir no ânimo ao trabalho disciplinado. De ter sempre uma palavra gentil, um gesto, uma ajuda como sementes de prosperidade que se espalham e espera o tempo aprimorar. A afeição como a espontaneidade no bem, no belo e na verdade de Deus.


Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição