Foto: Divulgação / Internet - A sua importância para o Esporte, para o país e o mundo é tanta, que no meu ponto de vista, o Ministério do Esporte deveria propor ao Ministério da Educação, um concurso de Redação a nível nacional, com o tema: – Pelé, a alma e o espírito de uma Nação
Pelé o Grande...! Muito Grande, muito acima do nosso tempo. O Edson, até pode ter cometido um deslize ou outro, afinal, era humano - mas o Pelé, esse sim, é imortal. Um ser do outro SER que se fez enorme e nos deu uma lição de vida, disposição e amor a humanidade que jamais será esquecido.
2023! – que início de ano para ficar eternizado na nossa memória. Três acontecimentos em sequência que nos faz meditar, repensar ...! Mesmo estando com o espírito preparado, tendo em vista que ele já se encontrava há muito tempo acamado, assim que saiu a notícia da sua morte, emocionalmente eu desabei. Não consegui escrever quase nada a respeito...
Mas, tenho que render minhas homenagens aos meios de comunicação (assisti pela Rede Globo de Televisão) pelo trabalho majestoso de divulgação do nosso Edson Arantes do Nascimento – o Pelé – atleta do século, muito, muito acima dos demais em todos os sentidos.
A sua importância para o Esporte, para o país e o mundo é tanta, que no meu ponto de vista, o Ministério do Esporte deveria propor ao Ministério da Educação, um concurso de Redação, com o tema: – Pelé, a alma e o espírito de uma Nação.
O mundo ama e reverencia a sua memória como um dos maiores esportistas da nossa história. E nós? Com seus dribles, gingas e arrancadas ele levava alegria e paz por onde passava com bondade e humildade que encantavas a todos.
As imagens estão aí para quem quiser ver, rever, aprender e, na medida do possível colocar em prática o amor por essa Nobre Arte chamada de Futebol. Não acompanhei os outros canais de televisão – mas, o espaço e valorização que o jornalismo da Globo deu ao Rei, é algo que deve ficar perpetuado como um grande legado.
Parabéns a Vila Belmiro, a cidade de Santos que parou para reverenciar a memória do Rei. Parabéns ao presidente da Fifa Gianni Infantino que se fez presente no velório e disse: “Vamos pedir a todos os países membros da Fifa para nomear ao menos um estádio em homenagem ao Rei”.
Parabéns ao presidente Lula e a sua esposa Janja que, mesmo com todos os compromissos de um início de governo, reservou espaço na sua agenda e se deslocou até a Vila Belmiro e, em nome da Nação Brasileira, levou o seu abraço e as condolências aos seus familiares.
Ainda sobre os três acontecimentos deste início de ano, volto a falar e colocar o meu ponto de vista pessoal, em sequência. Amanhã, pretendo escrever e dissertar sobre o Falecimento do Papa emérito, Bento XVI.
Sobre o novo Governo, sobre esse momento de transformação, inclusão e amor ao próximo que o nosso país está esperançando – até pelo momento que passamos – deve ter, principalmente para os profissionais da imprensa, um compromisso diário e permanente. Nossos filhos e netos, essa e as futuras gerações merecem viver e conviver com um sistema democrático com saúde, paz, tranquilidade e muita harmonia...