Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
As florestas do mundo
  Data/Hora: 20.mar.2023 - 8h 18 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno, 

 

Todo brasileiro pensa que o Brasil é o país que tem mais área de florestas no mundo, mas estão todos errados! O país que mais tem florestas é a Rússia, tem 64% a mais que o Brasil. E revelo o melhor no final.

 

E se você pensa que a Amazônia é onde mais se encontra biodiversidade também se enganou, pois é na Ásia onde está a grande variedade, as florestas boreais da Rússia, as florestas de folhas largas da China, os manguezais da Indonésia e o cinturão verde ao longo do Himalaia.

 

Este é um dos resultados de dados provenientes de imagens coletadas a bordo do sensor MODIS no satélite Terra para refletir a proporção da superfície do mundo coberta com copa das árvores em relação às áreas não verdes. Este satélite, que foi lançado em 1999, é um dos três concebidos pela NASA para estudar nosso planeta, o segundo é o Aqua, lançado em 2002, e que teve a participação do Japão e do Brasil (eu tive oportunidade de trabalhar nele em Los Angeles), e o Aura, lançados em 2004.

 

Há muitas revelações ainda, quem imagina que o mundo esteja desmatado, saiba que as florestas ainda cobrem 31% da superfície terrestre do mundo e tem grande importância como um amortecedor contra as mudanças climáticas, pois absorvem cerca de 15,6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) todos os anos, segundo a ONU.

 

Mais da metade dessa cobertura verde está nas florestas boreais da Rússia e do Canadá, pela Amazônia na América do Sul e pelas florestas de coníferas e folhosas da China. Essas florestas sequestradoras de carbono purificam o ar, filtram a água, evitam a erosão do solo e atuam contra as mudanças climáticas.

 

Canadá, Estados Unidos e México somam 723 milhões de hectares das florestas do mundo. As vastas extensões de pinheiros e abetos no Great White North, juntamente com a variedade mista de florestas dos Estados Unidos, fazem do continente um dos maiores sumidouros de carbono do mundo.

 

A Rússia está em primeiro lugar com 815 milhões de hectares de cobertura florestal, mais de um quinto das árvores do mundo. O Brasil é o segundo com 497 milhões. O Canadá é o terceiro com mais de 347 milhões de hectares de florestas. Seguidos dos EUA com 310 MHa, China com 220, Austrália com 134 e Congo com 126.

 

A Indonésia é o oitavo país, com 92 milhões de hectares, abrigando entre 10 e 15% das plantas, mamíferos e pássaros conhecidos no mundo. Infelizmente, nos últimos 50 anos, 74 milhões de hectares de floresta tropical do país foram derrubados, queimados ou degradados.

 

A floresta amazônica é um dos lugares de maior biodiversidade, cerca de 10% da biodiversidade mundial, incluindo mais de três milhões de espécies de vida selvagem e mais de 2.500 espécies de árvores. Também sofre grande degradação.

 

Já a China é um exemplo inacreditável para todo o mundo: em 1990, as florestas estendiam-se por apenas 157 milhões de hectares, cobrindo 16,7% de suas terras, mas no final de 2020, essa cobertura florestal subiu para 23,4%. Em apenas 30 anos...

 

Pois é, presidente Lula, senadores e deputados, precisamos do programa Um Trilhão de Árvores em 5 anos, federal e estadual a começar no Rio São Francisco.

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein